O Fluminense está na decisão da Copa do Brasil. Ao empatar com o Brasiliense por 1 a 1 em partida disputada nesta quarta-feira na Boca do Jacaré em Taguatinga, o Tricolor carioca garantiu sua presença na final do torneio nacional pela terceira vez. A primeira foi em 1992 quando o time das Laranjeiras perdeu a taça para o Internacional, em Porto Alegre. Em 2005, perdeu a final para o Paulista, de Jundiaí. Agora, o Fluminense vai decidir o título contra o Figueirense que eliminou o Botafogo no Maracanã.
O time carioca que venceu o primeiro jogo por 4 a 2, não fez uma boa partida e nem o fato de o adversário ter atuando com 10 jogadores – Carlos Alberto foi expulso – durante todo o segundo tempo, serviu para que a equipe conseguisse impor seu ritmo.O maior mérito do time comandado por Renato Gaúcho foi saber segurar a pressão do adversário e conseguir o resultado necessário à sua classificação. Já o Brasiliense mostrou bom futebol mas errou muito nas conclusões e permitiu que o adversário conseguisse o resultado necessário à sua classificação para a decisão do torneio.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense receberá o Internacional no Maracanã enquanto o Brasiliense que disputa a série B vai encarar o Paulista.
O jogo – O Brasiliense começou a partida disposto a descontar a diferença e logo aos quatro minutos marcou seu primeiro gol através de Allan Delon que tabelou com Warley e chutou de fora da área, surpreendendo o goleiro Fernando Henrique que estava um pouco adiantado. A vantagem animou o Jacaré e assustou o Fluminense que recuou para suportar a pressão da equpe da casa.
O time de Renato Gaúcho só conseguiu chegar atacar com relativo perigo aos 12 minutos quando Cícero chutou forte de fora da área e o goleiro Guto fez excelente defesa. A resposta do Brasiliense veio no minuto seguinte com Dimba que obrigou Fernando Henrique a praticar grande intervenção para evitar o segundo gol.
O Fluminense passou a se organizar melhor depois dos 20 minutos mas o Brasiliense continuou mais perigoso e quase amplia aos 29 minutos, quando Allan Delon chutou forte e Fernando Henrique fez a defesa em dois tempos. O meio-campo tricolor errava muitos passes o que impedia que os atacantes recebessem a bola em boas condições.
Enquanto isso, o time do Brasiliense continuava apertando a defesa tricolor, mas os erros nos passes e a postura firme dos zagueiros cariocas impedia que o time comandado por Roberto Fernandes chegasse ao segundo gol. Como o Fluminense não conseguia armar boas jogadas o nível da partida caiu bastante e os lances de emoção foram desaparecendo.
Adriano Magrão, muito isolado na frente, teve uma chance mas chutou à esquerda do goleiro Guto. Aos 44 minutos, o meia Carlos Alberto que já tinha cartão amarelo fez outra falta violenta e foi expulso pelo árbitro Paulo César de Oliveira, deixando o Brasiliense com apenas dez jogadores.
O Brasiliense voltou para o segundo tempo com um jogador a menos e nem teve tempo para se arrumar com a nova situação. Logo aos quatro minutos, o Fluminense marcou o gol do empate aos quatro minutos. Arouca foi lançado entre os zagueiros e levantou para Adriano Magrão que, na entrada da pequena, cabeceou sem qualquer chance para o goleiro Guto, empatando a partida.
Sem outra opção, o Brasiliense partiu com tudo para o ataque e quase marca o segundo gol aos oito minutos com Allan Delon que avançou pelo meio e chutou. A bola bateu no zagueiro Thiago Silva e saiu, dando um grande susto no goleiro Fernando Henrique.
Aos 13 minutos, a equipe de Taguatinga criou outra chance agora com Warley que recebeu um grande passe, penetrou n a área mas chutou em cima do goleiro tricolor. No minuto seguinte, Patrick tabelou com Warley e mandou uma bomba que explodiu no travessão.
Para dar mais fôlego ao ataque, o Brasiliense fez duas mudanças no ataque enquanto o Flu trocou Adriano Magrão por Lenny numa tentativa de Renato de prender mais a bola no campo do adversário e amenizar a pressão do Brasiliense. Nos minutos finais, um torcedor invadiu o campo o que só serviu para retardar um pouco mais o final da partida que terminou com a festa e classificação do Fluminense.