Fim da briga na fase de grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo na Europa, na América do Sul e na Concacaf. A rodada decisiva desta terça-feira carimbou o passaporte de mais sete seleções para o Brasil e também já ratificou sete dos oito cabeças-de-chave da competição.
As vagas diretas que ainda estavam em jogo na Europa ficaram com Rússia, Bósnia, Espanha e Inglaterra. Com a vitória sobre a Bielorrússia, os espanhóis ainda se garantiram como um dos cabeças de chave do Mundial. A Suíça também surpreendeu, contou com um tropeço em casa da Itália contra a Armênia e também se garantiu no pote 1 para o sorteio.
A repescagem europeia também fica definida. Gigantes como França e Portugal terão que passar pela fase para se classificarem ao Mundial. Os franceses terão missão ainda mais espinhosa: não serão cabeças de chave no sorteio para a repescagem e podem enfrentar os próprios portugueses, os ucranianos, os gregos ou os croatas. No pote 2 ainda estarão Suécia, Islândia e Romênia. O sorteio será na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro.
Na América do Sul, Chile e Equador garantiram as duas últimas vagas e empurraram o Uruguai para a repescagem mundial diante da Jordânia. Além disso, a Colômbia se garantiu como cabeça de chave com uma boa virada fora de casa e com um a menos diante do Paraguai.
Com isso, o sorteio para a Copa do Mundo fica com quase todos os cabeças de chave definidos. A única vaga restante está entre Uruguai e Holanda. Os uruguaios têm vatangem no ranking da Fifa, mas ainda precisam confimar a classificação. Para ficar no pote 1 do sorteio, que sera realizado no dia 6 de dezembro, a Laranja torce para a Jordânia.
Para fechar o dia, rodada emocionante na Concacaf. Com gols nos últimos minutos, os Estados Unidos viraram contra o Panamá e garantiram o México na repesacagem contra a Noza Zelândia. A última vaga direta em aberto ficou com Honduras, que ficou no empate com a Jamaica.
Cabeças de chave
Com a rodada desta terça-feira, sete dos oito cabeças de chave para a Copa do Mundo já estão definidos. A única vaga em aberto está entre Uruguai e Holandas. Os uruguais já garantiram vantagem no confronto direto e estarão no pote 1 do sorteio do dia 6 de dezembro se garantirem a vaga na Copa do Mundo. Antes, porém, precisam pensar na Jordânia, rival da repescagem.
Os holandeses até conseguiram superar a Itália nas casas decimais das contas que definirão o próximo ranking, mas só conseguirão ocupar o posto de cabeça de chave se os jordanianos surpreenderem e desclassificarem a Celeste.
Os oito cabeças de chave serão definidos de acordo com o ranking da Fifa após esta rodada das eliminatórias. As vagas ficarão com o Brasil (país-sede) e mais os sete primeiros classificados da lista abaixo (em negrito, as seleções já garantidas):
1º – ESPANHA – 1513 pontos
2º – ARGENTINA – 1387
3º – ALEMANHA – 1311
4º – COLÔMBIA – 1178
5º – BÉLGICA – 1175
6º – URUGUAI – 1164
7º – SUÍÇA – 1138
8º – HOLANDA – 1136
* O Brasil deve cair para a 10ª posição, com 1078 pontos