O secretário de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), Baiano Filho, participou na noite desta terça-feira, do Congresso Técnico da Liga Nacional de Vôlei, etapa masculina, realizado no Hotel Palace Mato Grosso, em Cuiabá. O congresso, que contou com a participação de dirigentes, técnicos e atletas do voleibol masculino, foi realizado em função dos acertos finais ligados ao bem estar dos atletas, e ao das equipes durante o campeonato.
A função do congresso técnico é determinar conjuntamente com as equipes, diretrizes relacionadas a serviços de infra-estrutura, como o transporte dos atletas para ginásios, alimentação, atendimento médico, locais para treinos e aquecimentos, como academias e outros espaços, entre outras providências.
Na oportunidade, o secretário de Esportes, Baiano Filho aproveitou para dar oficialmente as boas vindas aos atletas em nome do governador Blairo Maggi, e enfatizou a importância do fomento ao esporte dentro do estado. “Mato Grosso se sente honrado por fazer parte da promoção de um evento de tamanha importância para o esporte brasileiro, elevando o nome do estado a nível nacional como região sede da liga 2005”, concluiu Baiano.
O presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei, Nicanor Lopes refletiu sobre a dimensão do evento sediado por Cuiabá, e agradeceu a participação de todos os patrocinadores e promotores do evento, como o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, que participam efetivamente da realização da 4 a edição da Liga Nacional de Vôlei.
Iniciada em 2002, a Liga Nacional de Vôlei se tornou uma tradição realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). No histórico da Liga, estão as seguintes colocações: 2002 – Masculino: fase final em Petrópolis (RJ), Campeã Intelbras/São José (SC), Vice-campeã UCS (RS); Feminino: fase final em Brasília, Campeã Tênis/Oscar/FADENP (SP), Vice-campeã Bluvolei/FURB (SC).
Em 2003 as disputas foram realizadas no município de Betim (MG), na final masculina se destacaram as equipes UCS (RS), Vice-campeã Betim/Minas (MG), final feminino em Brasília, Campeã Buettner Vôlei (SC) e Vice-campeã União Suzano (SP).
Já em 2004, as disputas finais foram invertidas. As equipes masculinas disputaram na cidade de Betim (MG), como Campeão a equipe On Line (RS) e Vice-campeão Betim/Minas (MG); no feminino se destacaram em Brasília as equipes Mogi das Cruzes (SP) (campeã), e vice-campeã Brasília/Motonáutica (DF).
Entre as autoridades presentes no congresso, estiveram o presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei, Nicanor Lopes; o secretário municipal de Esportes, Pedro Shinohara; o diretor da Universidade de Cuiabá (UNIC), professor Norbiato; o coordenador da Cruz Vermelha em Mato Grosso, major Paulo Wolkeman; o gerente de Competições Nacionais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Renato D’Avila, e o ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Renan dal Zotto, membro da geração de prata que conquistou o vice-campeonato para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.