Atletas de mais de 20 países participaram de competições internacionais de atletismo e futebol realizadas em Mato Grosso em 2024. No decorrer do ano passado, o Estado sediou o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que foi realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste após negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo de Mato Grosso, o Grande Prêmio (GP) Internacional de Atletismo e a Copa Sul-Americana de Futebol.
Realizado no mês de maio, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT/UFMT), em Cuiabá, o Campeonato Ibero-Americano antecedeu os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e foi uma das últimas oportunidades para atletas obterem índices ou pontos no ranking mundial. A competição é disputada a cada dois anos por seleções nacionais de países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.
Em Mato Grosso, o campeonato internacional contou com a presença de cerca de 556 atletas de 24 países como Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.
Logo após o Ibero-Americano, também no COT/UFMT, ocorreu o Grande Prêmio (GP) Brasil de Atletismo. A competição, que reuniu grandes nomes do atletismo nacional e internacional, integra o World Athletics Continental Tour Challenge de 2024 na categoria D.
“Mato Grosso é um dos Estados onde o atletismo mais cresce no país. Hoje, a melhor pista de atletismo do Brasil não está em São Paulo ou no Rio de Janeiro, está em Cuiabá. O Estado tem um potencial atlético incrível, grandes treinadores e um Governo que fomenta o atletismo e demais modalidades”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, na ocasião dos eventos esportivos.
Já a Arena Pantanal, em Cuiabá, sediou partidas da Copa Sul-Americana de futebol. A competição é considerada a segunda competição mais importante de clubes de futebol da América do Sul, ficando atrás apenas da Copa Libertadores da América, e contou com a participação do Cuiabá Esporte Clube.
O estádio gerido pelo Estado recebeu as partidas da fase de grupos, em que o Cuiabá jogou contra o centenário Lanús, da Argentina, o Metropolitanos, da Venezuela, e o Deportivo Garcilaso, do Peru. Realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a Copa Sul-Americana garante ao clube vencedor uma vaga na fase de grupos da Libertadores e a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana com o vencedor da principal competição do continente.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.