A Comissão de inspeção da Fifa começou, na terça-feira, as visitas para avaliar se Cuiabá tem condições de sediar a Copa 2014. A capital mato-grossense é candidata a uma das subsedes do mundial, com sede no Brasil. As redes hoteleiras da capital e municípios vizinhos são o alvo dos técnicos da Federação, que esta tarde realizam sobrevôo pelo Sesc Porto Pantanal e Chapada dos Guimarães.
O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos, que acompanha a comissão, revelou que o grupo está fazendo um levantamento em toda a rede hoteleira, verificando a classificação, as possibilidades e disponibilidades de serviços durante a Copa. O Sesc Porto Pantanal,em Poconé em uma região que abrange o Pantanal mato-grossense, é uma das alternativas para hospedar os torcedores, potenciais turistas.
Entre a série de requisitos inspecionados pelos técnicos, a taxa de hospedagem é um dos principais pontos avaliados. Segundo Bastos, a Fifa cobra que a rede hoteleira assine um documento se comprometendo a não exager na cobrança da hospedagem, garantindo um preço atrativo. A comissão já visitou outras cidades candidatas, de outros estados, mas sem divulgar os nomes.
O planejamento para Mato Grosso ser sub sede inclui uma grande melhoria no estádio Verdão, o principal do Estado. (clique na imagem para ampliar o modelo proposto) para ter capacidade para 45 mil pessoas acomodadas em cadeiras, com área 100% coberta, estacionamento para 15 mil veículos, vestiários, salas de imprensa, salas vip, praça de alimentação entre outros detalhes. O projeto para o novo estádio está orçado em US$ 150 milhões.