O circuito nacional de vôlei de praia começou, hoje, na arena, no estádio Gigante do Norte. A disputa segue até domingo com 47 duplas. O primeiro dia é reservado ao qualifying, onde 13 duplas femininas e 20 masculinas competem, para conseguir a classificação das últimas quatro vagas em cada naipe, para o torneio principal.
No sábado, as disputas serão entre dez duplas femininas e 12 masculinas. No domingo, das 8h às 12h, será a final. Os campeões da primeira disputa, em Campo Grande (MS) foram Vivian e Pri Lima (PA/RJ) e Léo Gomes e Daniel Souza (RJ). O público pode acompanhar o torneio de graça. A arquibancada tem capacidade para 300 pessoas.
Os já classificados são Vivian/Pri Lima (PA/RJ), Val/Semírames (RJ/ES), Érica Freitas/Chell (MG/DF), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Ângela/Neide (DF/AL) e Izabel/Thati (PA/PB). No masculino, Léo Gomes/Daniel Souza (RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ), Fábio Luiz/Oscar (ES/RJ), Jô/Tocantins (PB/TO), Bruno/Fernandão (AM/ES), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ) e Hevaldo/Thiago (CE/SC).
De todos os atletas que estarão em Sinop para a disputa, Fábio Luiz já foi campeão na cidade, em 2005, no primeiro ano de um ciclo olímpico que terminou com a medalha de prata nos Jogos de Pequim, em 2008, ao lado de Márcio. “Durante um treino nesta semana, até comentei com o pessoal que só tenho boas recordações de Sinop. Conquistei um dos primeiros títulos com o Márcio, parceria que começou naquele ano. Foi marcante para nós. Já tínhamos, ali, uma sintonia muito boa. No Mato Grosso, apesar de não ter praia, o povo gosta muito de voleibol e lembro que nos apoiou bastante”, disse, por meio de assessoria.
Na etapa mato-grossense do circuito, os competidores que acumularam mais títulos foram Juliana e Larissa, entre as mulheres, e o campeão olímpico Emanuel. A dupla feminina, também ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Já Emanuel sagrou-se campeão com o ex-parceiro Ricardo, em 2003, 2006 e 2008, e com Alison, em 2012/13.