A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje. O principal torneio de categorias de base do Brasil contará com 128 clubes de todas as regiões do País divididos em 32 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam na competição que nos últimos anos foi marcada pela hegemonia do Palmeiras.
O Cuiabá estreia na Copinha na próxima quinta-feira (04), contra o Patriotas (PR). A partida está marcada para às 14h15 (de MT), e acontece no estádio Joaquinzão, em Taubaté, onde o Dourado disputa a primeira fase da competição. Já o outro representante de Mato Grosso, o Nova Mutum, estreia no mesmo dia, às 16h30 (horário de MT), no estádio Nogueirão, contra o União Mogi (SP)
O Palmeiras é o atual bicampeão do torneio. Em 2022, o Verdão goleou o Santos, no Allianz Parque, por 4 a 0. Já em 2023 foi a vez de o clube superar o América-MG, por 2 a 1, no Canindé.
Apesar da hegemonia recente do Palmeiras, o Corinthians segue sendo o maior campeão da Copinha, com dez títulos. Fluminense e Internacional aparecem logo atrás, com cinco conquistas cada um. O São Paulo e o Flamengo têm quatro taças, enquanto Santos e Atlético-MG somam três troféus.
Dos quatro grandes clubes de São Paulo, o Tricolor é o primeiro a estrear na Copinha. O time vai a campo na quarta-feira, às 18h30 (de MT), contra o Porto Vitória, do Espírito Santo, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, cidade-sede do Grupo 7, que também contra com a Ferroviária e o Carajás, do Pará.
No mesmo dia, às 20h45 (de MT), o Corinthians entra em cação contra o Ji-Paraná, em Marília, pelo Grupo 10. A chave também conta com o Marília e o Bangu.
O Santos integra o Grupo 26 e estreia na Copinha na quinta-feira, às 18h45 (de MT), contra o Remo, em Diadema. Água Santa e Nova Venécia completam a chave.
O atual campeão Palmeiras encara o Queimadense, também na quinta, às 16h30 (de MT), em Barueri, pelo Grupo 24, que também conta com Oeste e União ABC.