O Barcelona teve uma atuação de gala neste domingo. Mesmo sem contar com força máxima, a equipe de Luis Enrique goleou o Levante por 5 a 0, com três gols de Lionel Messi. Neymar e Suárez, de voleio, completaram o placar, mantendo o time azul e grená no encalço do líder Real Madrid.
A maior parte do jogo no Camp Nou foi dominada pela dupla formada pelo argentino e o brasileiro. Como Suárez começou no banco, os dois articulavam as principais jogadas do Barça. Neymar, inclusive, aproveitou passe de Messi para abrir o placar. Em seguida, o camisa 10 fez três vezes.
Quando já tinha goleada tranquila, o treinador tirou Neymar para colocar Suárez, que, em pouco tempo em campo, marcou o golaço de voleio, depois de cruzamento de Adriano.
Além de ter deixado o uruguaio no banco no início do confronto, Luis Enrique também não teve Daniel Alves, suspenso, e nem Iniesta, gripado. Com o resultado positivo, o Barcelona segue em segundo lugar, agora com 56 pontos, apenas um a menos do que o Real Madrid. Já o Levante aparece na zona de rebaixamento, com 19.
O jogo – O Levante começou a partida tentando surpreender os donos da casa, pois Xumetra fez jogada individual, aos quatro minutos, e passou por entre Mascherano e Adriano pela direita, rolando na entrada da área para Barral, que, mesmo com liberdade, chutou muito mal, para fora. A partir daí, o Barcelona assumiu o controle da partida.
A resposta dos donos da casa saiu em jogada individual de Neymar, que tocou para Messi. O argentino limpou a marcação na entrada da área e finalizou para fora. Pouco depois, Neymar puxou contra-ataque em cobrança de escanteio do adversário e tocou mais uma vez para o camisa 10, que acabou travado na hora do chute.
A superioridade dos anfitriões logo gerou efeito no placar. Aos 16 minutos, Messi encarou a marcação pela direita e cruzou nas costas da defesa, onde apareceu Neymar livre. O atacante brasileiro pegou estranho na bola, que subiu e encobriu o goleiro, abrindo o placar no Camp Nou.
O Barcelona seguiu concentrando suas jogadas nas tabelas entre Neymar e Messi, levando perigo ao adversário. Já o Levante tentou responder em cobrança de lateral, que a defesa não conseguiu afastar. A bola sobrou então para Barral, mas o chute passou ao lado da meta defendida por Bravo.
Aos 35, Neymar avançou em mais um rápido contra-ataque pelo meio e tocou na direita para Messi. Ao chegar na área, o argentino tabelou novamente com o brasileiro e, já com a defesa parada, tocou para a rede, mas o árbitro assinalou impedimento inexistente do camisa 10.
A torcida azul-grená não teve de aguardar muito tempo para comemorar. Apenas dois minutos depois do lance anulado, o Barça fez o segundo gol. Neymar dominou pela esquerda e errou passe para o meio, mas o jogador do Levante bobeou com a bola nos pés e foi desarmado por Bartra, que acionou então Messi na área. O craque não teve dificuldade para chutar e fazer mais um gol do Barcelona.
Logo no lance seguinte, quase o terceiro. Adriano cruzou da esquerda, e Pedro dividiu com o goleiro Mariño. A bola sobrou para Neymar, que, de costas para o gol, rolou para Messi. Já no fim da etapa, o argentino recebeu bola da Xavi na direita e chutou para fora, ignorando a presença do brasileiro livre na pequena área.
No começo do segundo tempo, o Barcelona continuou concentrando suas jogadas nos dois jogadores. O ex-santista recebeu em velocidade pela esquerda e, em vez de chutar, preferiu tocar para Messi no meio, mas o camisa 10 passa da bola. Pouco depois, Neymar roubou a bola na esquerda e procurou espaço para chutar, mas não encontrou. Com outras opções de passe, o atacante acabou servindo ao argentino, que foi travado pela marcação.
O Barcelona continuou com amplo domínio. Aos 13, Busquets deu uma cavadinha na direita para Pedro, que recebeu na área e tocou para o meio, onde Messi se posicionou bem para mandar para as redes. Apenas seis minutos, o árbitro marcou pênalti de López sobre Neymar. Messi foi para a cobrança e marcou o quarto do Barça.
Em seguida, Luis Enrique tirou Neymar para colocar Suárez. O uruguaio não demorou a deixar sua marca. Aos 27, Adriano cruzou da esquerda, e Suárez emendou um voleio para fazer o golaço, fechando o placar no Camp Nou.