Depois de um primeiro turno muito bom em comparação com o ano passado, o São Paulo começa nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Mané Garrincha, diante do Botafogo, a segunda metade do Campeonato Brasileiro. Vice-líder, o discurso no Tricolor é vencer, vencer e vencer para, finalmente, conseguir alcançar o atual campeão Cruzeiro. O duelo contra os cariocas, inclusive, antecede a “decisão” contra os mineiros, que acontece no próximo domingo. Ainda sem Luis Fabiano, a equipe mantém o “quarteto mágico” na frente.
O camisa 9 do Tricolor já está totalmente recuperado, mas ainda não irá a campo. Na frente, Alexandre Pato e Alan Kardec continuarão sendo os responsáveis por fazer os gols. É claro que não sem a companhia de PH Ganso e Kaká. A tendência é que LF9 volte em definitivo na partida contra o Cruzeiro, no fim de semana. O técnico Muricy Ramalho terá, então, uma tremenda dor de cabeça, já que além da boa fase dos titulares, o reserva Osvaldo tem entrado bem.
Na defesa, Antônio Carlos também volta de lesão e poderá já recuperar a posição de Edson Silva, jogando ao lado de Rafael Tolói. Pela direita, o jovem Auro ganha um chance a mais, graças a lesão de Paulo Miranda. Luis Ricardo fica com opção no banco de reservas. Enquanto Álvaro Pereira serve à seleção uruguaia, Michael Bastos assume pelo lado esquerdo. Na última rodada, quem jogou foi Reinaldo já que ele estava suspenso.
A fim de encerrar a carreira como campeão brasileiro, Rogério Ceni aproveitou o último treinamento antes do jogo para trabalhar e aprimorar as cobranças de pênaltis. Quando acionado no trabalho de finalizações dos jogadores, o arqueiro voltou a corresponder, mas dessa vez com boas defesas. Titular, o volante Souza acredita que o Tricolor melhorou seu futebol.
“O Paulo Miranda avança pouco. Deixava sempre para o outro lateral. Com o Auro, vamos ter que fechar o outro lado, não muda muito já que o Douglas também era de ofício e tínhamos um bom retrospecto com ele. Confiamos no garoto e no Luis Ricardo também”, disse.
Já o Botafogo, que vai para a partida sem Mario Bolatti e Ramírez, ambos suspensos, a missão é se afastar da zona de rebaixamento o quanto antes, para evitar problemas no fim do ano. Aírton e Emerson Sheik entrarão na equipe titular.
“Fizemos uma pontuação muito baixa no primeiro turno (22 pontos). Agora, bem ou mal, existe um time em condições de fazer uma pontuação melhor. São necessários mais 23 pontos para escaparmos de vez do rebaixamento e queremos começar essa caminhada com o pé direito”, disse o técnico Vagner Mancini.