Faltou qualidade ao Grêmio na noite desta quarta-feira, em Recife. Pouco inspirado, o time criou menos do que o esperado e ainda correu riscos nos minutos finais. Na pressão pernambucana, Marcelo Grohe foi decisivo para evitar o pior. O resultado ainda mantém a equipe gaúcha perto do G-4. Domingo, no Alfredo Jaconi, contra o Palmeiras, o Grêmio poderá se consolidar entre os quatro melhores na parada do Brasileirão para a Copa do Mundo.
O Sport começou melhor. Com a velocidade característica das equipes nordestinas, tentou achar espaços pelo lado direito, em investidas de Érico Júnior sobre Breno. Já com dificuldades, o Grêmio ainda precisou trocar Bressan, com lesão muscular na coxa direita, por Saimon.
Quando a correria do Sport parou de assustar, o Grêmio adonou-se da partida. Poderia ter marcado se contasse com maior qualidade técnica e acelerasse o rtimo. Alán Ruiz virou destaque. Com um dinamismo que lhe faltara nas partidas anteriores, o argentino abasteceu o compatriota Barcos com assistências e foi efetivo nas conclusões. Três lances evidenciam sua boa atividade. A 23 minutos, ele aproveitou erro defensivo na intermediária, avabçou com passadas largas e desferiu um chute forte, que Magrão mandou a escanteio. Aos 23, ele fez bom passe dentro da área para Barcos, que arrematou para nova defesa do goleiro do Sport. Aos 39, Ruiz aproveitou rebote na frente da área e bateu próximo ao travessão.
Em todo esse período, o Sport teve apenas uma oportunidade, com Rithelly, em chute pela linha de fundo. A essa altura, uma chuvarada já atrapalhava o rendimento das duas equipes em campo.
Ainda que tivesse chance de marcar em cabeceio de Werley, que Magrão salvou na linha, e em chute de Dudu, o Grêmio cedeu campo ao adversário no segundo tempo, disputado já sem chuva. O time pouco criava. Alán Ruiz viu seu rendimento cair, Rodriguinho continuou sumido, Dudu só corria e Barcos era anulado com facilidade pelos defensores. Preocupado com os espaços que o Sport encontrava para criar na frente da área, Enderson Moreira trocou Rodriguinho por Matheus Biteco para reforçar a marcação.
Numa rara chance do Grêmio, Dudu foi derrubado pouco antes da área, mas Alán Ruiz desperdiçou a cobrança de falta com um chute sobre a barreira. A resposta do Sport foi fulminante, em cabeceio de Ananias, que Marcelo Grohe defendeu a custo. René também forçou o goleiro a nova defesa difícil, pouco depois.
Enderson ainda tentou maior agressividade com Kleber, que não atuava desde fevereiro. Mas, sem ritmo, ele nada conseguiu fazer para terminar com o marasmo ofensivo da equipe.