O Botafogo recebe o Goiás nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso, que soma 23 pontos, vem de empate por 1 a 1 com o Criciúma, ainda não ganhou no returno e pretende se distanciar da zona de rebaixamento. Já o representante do centro-oeste está empolgado com a goleada de 6 a 0 aplicada no Palmeiras e, com trinta pontos, planeja encostar no G-4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.
Vagner Mancini, técnico do Botafogo, tem conversado com seus jogadores sobre a importância deles conseguirem uma sequência vitoriosa nas duas partidas que o time vai realizar no Rio de Janeiro. Após o confronto com o Goiás o Glorioso encara o Grêmio, domingo, também no Maracanã. “Nós sabemos que jogando no Maracanã, salvo o que aconteceu contra o Bahia (derrota por 3 a 2), conseguimos bons resultados e jogamos bem. Isso precisa continuar neste segundo turno. A pontuação dos jogos que temos por fazer no Maracanã pode garantir que a gente alcance o nosso objetivo neste Brasileirão. Portanto, estamos indo para duas decisões”, disse Mancini.
Na visão dos jogadores alvinegros, vencer é fundamental, porém, é preciso que o time tenha cautela com o Goiás, já que o adversário vem de um resultado que serviu para ligar o sinal de alerta pelos lados de General Severiano.
“Realmente precisamos ficar ligados, pois um time não consegue aplicar uma goleada de seis a zero por acaso. Com certeza eles tiveram méritos, pois souberam tirar proveito de erros do adversário e construíram a vantagem. Contra o Botafogo eles vão entrar em campo ainda mais otimistas e vão nos criar muitas dificuldades”, analisou o zagueiro Dankler.
Dentro de campo o Botafogo vai ter muitas novidades. Mancini vai promover o retorno ao time do zagueiro Bolívar, do volante Gabriel, do lateral esquerdo Júlio Cesar, do meia Cachito Ramirez e do atacante Emerson Sheik, todos que cumpriram suspensão diante do Criciúma. Assim, deixam a equipe o zagueiro Matheus, o lateral esquerdo Junior Cesar, os volantes Sidney e Aírton e o atacante Rogério, este cumprindo suspensão por acúmulo de cartões amarelos. A grande novidade será a presença do atacante Jobson no banco de reservas. O jogador está treinando há pouco mais de uma semana com o elenco e já terá a oportunidade de ficar no banco de reservas.
Pelo lado do Goiás, o técnico Ricardo Drubscky espera dificuldades contra o Botafogo, justamente pela necessidade de vitória do adversário: “O Botafogo precisa ganhar e é muito forte jogando no Rio de Janeiro. Possui jogadores qualificados, em condições de fazer a diferença. Precisamos jogar com muita tranquilidade para construirmos o resultado que nos interessa”, analisou Ricardo Drubscky.
O Goiás não poderá contar com o zagueiro Jackson, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Felipe Macedo, que ficou de fora contra o Palmeiras por conta de uma virose, reaparece para compor o setor com Pedro Henrique, que permanece entre os titulares. O restante do time deverá ser o mesmo que atropelou o Palmeiras.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, por decisão do Goiás, que tinha o mando de campo, os dois times se enfrentaram em Juiz de Fora (MG). Naquela ocasião os goianos levaram a melhor, ganhando por 2 a 0, com gols de Ramon e Danilo.