Mais uma vez, os ‘ataques relâmpagos’ do Vitória garantiram novo triunfo da equipe no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, pela 28ª rodada da competição, foi a vez de a Portuguesa ser surpreendida e, com dois gols em jogadas de bola parada nos oito primeiros minutos, o time paulista caiu em Salvador, no Estádio Barradão, com derrota por 3 a 1.
O resultado recupera o Leão baiano de duas derrotas nos últimos jogos e o mantém próximo do maior objetivo da equipe na competição: uma vaga entre os quatro melhores. Agora, o Vitória é sexto colocado, com 44 pontos em 28 jogos, dois atrás do Flamengo, 4º colocado que ainda entrará em campo nesta rodada.
Já a Portuguesa perde chance de ouro para enfim deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão, depois de um empate com gosto de vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. O time se mantém na 17ª colocação, com 27 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado por Ipatinga e Vasco.
O Jogo – Na partida entre as equipes válida pelo primeiro turno, o atacante Dinei precisou de apenas 9 segundos para abrir o placar e garantir a vitória. Nesta quinta-feira, o tempo foi um pouco maior, mas os ataques baianos foram igualmente fulminantes, desequilibrando o visitante no Barradão.
Aos 5 minutos de jogo, em jogada muito semelhante ao gol que definiu o placar no confronto contra o Coritiba, Leandro Domingues cobrou falta forte, o goleiro André Luis deu rebote e a zaga lusitana não foi rápida o suficiente para acompanhar Marcelo Cordeiro, que apenas empurrou para o fundo dos gol.
Três minutos mais tarde, em nova cobrança de falta, Robert pediu a bola e confundiu novamente André Luis, que deixou a bola escapar de suas mãos rumo ao fundo do gol. Os rápidos gols balançaram a Portuguesa, que só foi dar sua primeira finalização com Edno, aos 15 minutos.
Aos 28, o zagueiro Bruno Rodrigo perdeu a melhor chance da primeira etapa: o atleta aproveitou falha da defesa do Vitória, recebeu livre em cobrança de falta, teve tempo para dominar a bola dentro da área mas, cercado por companheiros de equipe, carimbou a trave do goleiro Viáfara.
Depois de sofrer pressão no final do primeiro tempo, o Vitória acordou na etapa final e passou a marcar melhor, cercando os avanços rivais durante parte do segundo tempo. Imediatamente após o intervalo, pouco aconteceu de perigo, mas o final foi emocionante.
Nos minutos finais, Heverton e Vaguinho entraram em campo e quase evitaram a derrota. Aos 43, Heverton apareceu em velocidade e livre para cabecear e diminuir o placar. A Lusa se atirou ao ataque e, pouco depois, foi a vez de Vaguinho levar perigo, ao invadir a área pela direita e bater forte. Viáfara desviou com a ponta dos dedos, o que fez a bola acertar a trave.
O Vitória ainda teve tempo para marcar o terceiro e descartar qualquer reação de último minuto por parte do time visitante. Nos acréscimos, Marquinhos recebeu na entrada da área, limpou a marcação e bateu rasteiro, definindo os três pontos para o rubro-negro baiano.