Jogando com estádio Palestra Itália lotado, o Santos não retribuiu a boa presença da torcida com um bom futebol, mas conseguiu venceu o Rio Claro por 2 a 1. Agora, o time da Baixada Santista ampliou a liderança do Campeonato Paulista, com 38 pontos, abrindo quatro para o São Paulo, que perdeu para o São Caetano neste domingo. Já o Rio Claro, com esse resultado, se mantém na zona de rebaixamento para Série A-2 do Paulistão.
O Santos não encontrou muita dificuldade contra o Rio Claro, desde o começo da partida. O time da baixada não chegava com muito perigo ao gol, mas também não era pressionado. Quando foi à frente, o Santos conseguiu abrir o placar. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Tabata enfiou boa bola para Marcos Aurélio, que recebeu livre e tocou na saída do goleiro do Rio Claro.
Cinco minutos depois, o Alvinegra da Baixada teve chance de ampliar o placar. Pedrinho fez jogada individual e rolou a bola para o zagueiro Domingos, que apareceu de surpresa no ataque. Mas o jogador perdeu ótima chance, porque o zagueiro Erick, do Rio Claro, tirou a bola em cima da linha. O time do interior foi ter a sua primeira boa chance da etapa inicial aos 27 minutos da etapa inicial, em uma cobrança de falta de Chumbinho, que foi na trave.
Mas a jogada mais bonita do primeiro tempo surgiu dos pés do melhor jogador do Santos na temporada. Zé Roberto pegou a bola no meio campo, pedalou e passou por um defensor, driblou o segundo e tocou conscientemente por cobertura, mas a bola, caprichosamente, foi para fora, passando muito perto da trave do goleiro Luís Henrique.
O segundo tempo começou muito parecido com o primeiro, com o Santos achando que poderia ampliar ao placar quando quisesse. Aos 13 minutos da etapa complementar, o meio-campista Rodrigo Tabata chutou de fora da área e a bola explodiu na trave do Rio Claro. Mas depois desse lance, o time de interior começou a gostar da partida e dominou a posse de bola, fazendo as melhores jogadas ofensivas.
Mas quando o relógio marcava 27 minutos do segundo tempo, parte da iluminação do estádio do Parque Antártica se desligou. A partida ficou interrompida cerca de 15 minutos, para desgosto do técnico do Rio Claro, Paulo Cezar Catanoce, que lamentou a interrupção no momento em que seu time estava melhor no jogo.
Um minuto depois de o jogo ter retornado, o Rio Claro perdeu duas boa chances. A primeira em um chute de Alex Cazumba, que o goleiro Fabio Costa defendeu. No lance seguinte, Élton Cale chutou livre, na entrada da área, e a bola passou raspando a trave, depois de ela ter desviado na defesa santista.
E essa pressão só poderia ter um resultado. Aos 49 minutos do segundo tempo (incluindo o tempo que ficou parado), a defesa do Santos ficou assistindo a equipe do interior tocar a bola e cruzar. No meio da área, livre de marcação, o zagueiro Vagnão subiu e cabeceou para marcar o gol de empate do Rio Claro.
Mas no final da partida, o Santos conseguiu impor sua tradição e sua qualidade e conseguiu ficar novamente à frente no placar. Rodrigo Tiui, que havia acabado de entrar, recebeu de Zé Roberto na entrada da área, brigou pela bola e tocou de bico na saída do goleiro do Rio Claro.