Após pouco mais de um ano, o Brasil voltou a atuar no Estádio Emirates, casa preferida do ex-comandante canarinho Dunga. Em seu debute na propriedade do Arsenal, em Londres, Mano Menezes viu a seleção brasileira derrotar a Escócia por 2 a 0, neste domingo, com dois gols de Neymar, que retornou à equipe principal depois de se sagrar campeão sul-americano com o time sub-20. Desta forma, o Brasil conseguiu se recuperar depois de duas derrotas consecutivas, para Argentina e França. Além disso, a equipe canarinho manteve o seu bom desempenho no Emirates e chegou à sua sexta vitória em sete jogos disputados no local.
Jogando contra um adversário que priorizou claramente a marcação, o Brasil dominou as ações ofensivas desde o primeiro tempo, mas teve dificuldade para balançar as redes. Depois de pelo menos três chances claras para marcar, a equipe de Mano abriu o placar aos 41 minutos, em jogada que começou com André Santos na lateral esquerda e terminou com Neymar concluindo com perfeição para o fundo das redes do goleiro McGregor.
Na segunda etapa, o Brasil voltou a campo pressionando nos minutos iniciais e chegou a colocar uma bola no travessão de McGregor em um chute de Neymar. Após uma leve queda de rendimento, a equipe canarinho definiu a vitória com um pênalti aos 31 minutos, cobrado de forma precisa pelo atacante santista.
Antes da Copa América, que será disputada em julho, o Brasil ainda fará dois amistosos. No próximo dia 4 de junho, a equipe enfrenta a Holanda, em jogo marcado para o Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Dois dias mais tarde, a seleção canarinho joga no Pacaembu, em São Paulo, no jogo de despedida do atacante Ronaldo.
O jogo – Com a maioria de torcedores no estádio, a Escócia até tentou demonstrar uma postura ofensiva no começo da partida, mas logo deixou claro que o seu principal objetivo era evitar os gols brasileiros. Assim, não demorou muito para o Brasil dominar a posse de bola e começar a buscar as suas jogadas ofensivas.
Apresentando um meio de campo com muita mobilidade, a equipe de Mano Menezes abusou das tabelas, mas não apresentou o mesmo brilho nas finalizações. Mesmo assim, aproveitando-se da fragilidade do adversário, a equipe canarinho criou várias chances de gol antes de abrir o placar.
Aos 17 minutos, Jadson recebeu livre dentro da área escocesa e bateu rasteiro, obrigando McGregor a espalmar a bola. Dois minutos depois, o estreante Leandro Damião aproveitou escanteio cobrado por Elano e cabeceou firme, mas a bola tocou caprichosamente no travessão e foi para fora.
Com muita vontade em campo, o jogador do Internacional tentou mais uma cabeçada aos 23 minutos, mas a bola passou à direita do gol de McGregor. Na sequência, Lucas invadiu a área e chutou cruzado, mas a zaga adversária conseguiu afastar a bola.
Aos 34 minutos, a Escócia teve a sua única chance ofensiva no primeiro tempo, em uma cabeçada de Whittaker que passou à esquerda do goleiro Julio Cesar, que só olhou a bola passar.
Quando parecia que o primeiro tempo iria terminar com um injusto 0 a 0, o Brasil conseguiu abrir o placar em um lance de talento individual. Em jogada pela esquerda, André Santos tocou para Neymar dentro da área. Com pouco espaço, o santista dominou a bola, se livrou do zagueiro á sua frente e tocou no canto esquerdo de McGregor, que desta vez só pôde buscar a bola no fundo das redes.
No segundo tempo, o Brasil voltou a campo com o intuito de definir a vitória, e quase conseguiu isso logo no primeiro minuto, quando Neymar aproveitou falha de Adam, arrancou com a bola até a entrada da área e bateu no travessão de McGregor.
Pressionando o adversário, o Brasil roubou mais uma vez a bola, que desta vez foi parar nos pés de Ramires. Sem a vontade de um atacante, o jogador hesitou na frente do arqueiro escocês e acabou desarmado depois de tentar toque para Leandro Damião.
Aos 31 minutos, Neymar sofreu pênalti e bateu com categoria para definir o placar para os brasileiros.