Na manhã deste domingo, Valtteri Bottas foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Azerbaijão, a quarta etapa da temporada da Fórmula 1. Após largar na pole, o finlandês manteve a liderança na largada e ao longo da corrida acabou sendo ultrapassado por Leclerc. No entanto, conseguiu recuperar a ponta e, no final, ainda se garantiu no duelo com Hamilton para fechar a vitória.
Lewis Hamilton ficou em segundo, completando assim a dobradinha da Mercedes. Sebastian Vettel, da Ferrari, fechou o pódio. Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto, ao passo que Charles Leclerc, que largou apenas na oitava colocação e garantiu a melhor volta da corrida, terminou em quinto.
Com o resultado, Valtteri Bottas assume a liderança do Mundial de pilotos, com apenas um ponto de vantagem sobre o seu companheiro de Mercedes. Lewis Hamilton.
A próxima corrida da Fórmula 1 acontece no dia 12/05, em Barcelona. A largada para o Grande Prêmio da Espanha está marcada para as 10h10 (horário de Brasília)
A largada foi tranquila no Circuito de Baku. Hamilton até tentou assumir a liderança, mas Bottas conseguiu segurar bem e manteve a primeira colocação. Na parte de cima do grid, a única mudança ficou por conta de Pérez, que assumiu o quarto lugar de Verstappen, enquanto Leclerc, que largou em oitavo, caiu para décimo.
O monegasco da Ferrari precisava de uma corrida de recuperação, e assim começou a colecionar ultrapassagens. Na sétima volta, Leclerc já ocupava a quinta colocação, e dava sinais de que poderia surpreender. Enquanto isso, Bottas seguia soberano na liderança, com direito a volta mais rápida da prova até ali.
Já na quarta colocação após bela ultrapassagem sobre Verstappen, Leclerc se aproximava de Vettel, que optou por ir para os boxes. Primeiro colocado até então, Bottas também parou, e com isso, Hamilton subiu para a liderança, com Leclerc em segundo.
O monegasco da Ferrari vinha voando, com 2s por volta mais rápido que a Mercedes, e com a melhor volta da corrida até ali, assumiu a liderança com a parada de Hamilton nos boxes. Após os pit-stops, o garoto seguia na liderança, com Bottas em segundo e Hamilton, marcando uma melhor volta atrás da outra, em terceiro.
A partir deste momento, o panorama pouco se alterou em Baku. Grosjean saiu da pista na curva, mas tratou de manobrar o carro e retornar ao circuito, ao passo que Leclerc, ainda sem parar nos boxes, tinha cerca de dois segundos de vantagem na liderança.
Monegasco perde força e Bottas reassume a ponta
Aos poucos, a vantagem de Leclerc foi diminuindo, e a dupla da Mercedes vinha voando logo atrás. Enquanto isso, Ricciardo e Kvyat se chocaram, provocando assim uma bandeira amarela na pista e consequentemente o abandono dos dois. Na sequência, Bottas retomou a liderança, e não demorou para Hamilton e Vettel ultrapassarem Leclerc, jogando o monegasco para a quarta colocação.
Depois de 35 voltas, o jovem da Ferrari enfim parou nos boxes, retornando com pneus macios. Dessa forma, a tendência era que o resto do pelotão (principalmente a Mercedes) seguisse até o fim com apenas uma parada, a fim de não dar margem para uma nova ascensão do rival.
Após Grosjean, Ricciardo e Kvyat abandonarem, faltando pouco mais de 10 voltas para o fim foi a vez de Gasly deixar a prova, provocando um safety car virtual. Enquanto isso, Bottas continuava na liderança, com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre o vice-líder, Lewis Hamilton. Verstappen, em quarto lugar, era o dono da volta mais rápida da corrida.
Restando menos de cinco voltas para o fim, a disputa ficou mesmo entre a dupla da Mercedes. A duas voltas do fim, Hamilton baixou para menos de um segundo a diferença para Bottas, mas o finlandês segurou a pressão a garantiu a vitória em Baku.