A primeira partida do São Paulo no estádio do Morumbi em 2011 serviu para encher a torcida tricolor de esperança. Com um sistema ofensivo rápido, o Tricolor se deu ao luxo de correr apenas no primeiro tempo para vencer o São Bernardo por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, pelo Campeonato Paulista.
Dagoberto e Marlos, que formaram a dupla de frente no início da partida, marcaram um gol cada, ainda na etapa inicial. Já no tempo complementar, apesar do crescimento do Bernô, o Tricolor voltou a balançar as redes, desta vez com Fernandinho, que substituiu Ilsinho no decorrer da partida.
Mesmo sem as condições físicas ideais, o Tricolor embalou no campeonato, com duas vitórias tranquilas, somando seis pontos. Já o time do ABC amargou sua primeira derrota na competição.
O São Paulo volta a campo na noite de sábado, novamente no estádio do Morumbi, desta vez diante da Ponte Preta. Já o Tigre tem compromisso no dia seguinte, contra o Paulista, no estádio Jayme Cintra.
O jogo: A ideia de Paulo César Carpegiani se concretizou no início da partida desta quarta-feira, já que o São Paulo ditou um ritmo veloz para encarar o São Bernardo, principalmente em jogadas pela esquerda, com Juan, mas também sem abdicar de avanços com Jean na direita.
Logo aos quatro minutos, Marlos encarou a marcação pela esquerda, na linha de fundo, e cruzou rasteiro para Dagoberto, que desviou de canela. Marcelo Pitol não pulou e até esboçou um pique até a bola, que entrou devagar, no canto. Depois do gol, os jogadores do São Paulo aumentaram a tentativas individuais, mas, ao contrário do que poderiam imaginar, o São Bernardo não se contentou em ficar só na defesa.
Os visitantes responderam em um buraco da defesa são-paulina, que não viu Danielzinho entrar livre na área e arrematar com força, exigindo boa defesa de Rogério Ceni. Mesmo assim, o Tricolor manteve a posse de bola em seu setor ofensivo e deu ênfase aos dribles, mas com dificuldade de criar jogadas de perigo.
Por isso, Dagoberto decidiu mudar de estratégia e arriscar de longe. O atacante disputou uma jogada pelo alto na meia-lua e emendou um foguete, que foi defendido de forma impressionante por Marcelo Pitol. Poucos minutos depois, em novo chute do camisa 25, a bola resvalou na marcação e quase entrou no gol.
Do outro lado, um lance polêmico. Júnior Xuxa chegou pela direita da área e chutou rasteiro, mas a bola subiu ao desviar na zaga e foi em direção ao gol. Rogério Ceni, então, caiu ao esbarrar em disputa com Diogo Acosta e Alex Silva. Enquanto isso, a bola entrou no gol, mas o árbitro assinalou falta sobre o goleiro e anulou o lance.
O jogo ganhou emoção, e Dagoberto voltou a chamar a responsabilidade, recebendo sozinho no bico da área pela esquerda. Ao observar a indecisão de Marcelo Pitol, que ficou parado fora da pequena área, o atacante tentou marcar um golaço por cobertura, mas a bola passou raspando a trave.
Aos 41, o Tricolor ampliou. Ilsinho recebeu pela direita da área e rolou para Marlos, que, livre, bateu com consciência para anotar o segundo dos donos da casa. No último lance da etapa, Wilian Favoni ainda viu Rogério Ceni fazer boa defesa em chute forte de fora da área.
No segundo tempo, apesar de as equipes não terem mudanças, o Tigre apresentou outra postura e quase balançou as redes logo no começo, quando Danielzinho recebeu livre na área e bateu forte, exigindo defesa de Rogério. Depois de bate-rebate na área, a bola ainda sobrou para Júnior Xuxa arrematar, mas Alex Silva apareceu no meio do caminho e salvou o Tricolor.
A zaga são-paulina seguiu em pane e correu mais risco. Depois de cobrança de escanteio, Leandro Camilo apareceu sozinho para cabecear ao lado da meta de Rogério Ceni. No entanto, o São Bernardo não aproveitou os lances e nem mesmo as entradas de Romarinho, Lucas e Raul nas vagas de Diogo Acosta, Dirceu e Danielzinho ajudaram a equipe de Ruy Scarpino.
Já a alteração de Carpegiani surtiu efeito. Substituto de Ilsinho, Fernandinho driblou Leandro Camilo e tocou por entre as pernas de Marcelo Pitol, aos 31 minutos. O Tricolor, então, passou a administrar apenas aguardando o apito final.