A FMF convidou 12 clubes a participarem do Arbitral Técnico da 9ª da Copa Mato Grosso marcado para a próxima sexta-feira, dia 17, no auditório da entidade. Sem ter nenhuma garantia de ajuda financeira por parte do Estado ao torneio seletivo à Copa do Brasil de 2013, é possível que a competição deste ano fique “vazia” com a confirmação de poucos clubes, que condicionam entrar na disputa só por meio de repasse de verba.
Desde sua criação em 2004, a Copinha como é denominada a disputa sempre teve apoio financeiro do governo do Estado. A verba sempre é destinada aos clubes bancarem despesas com taxa de arbitragem, hospedagem, transporte, alimentação e uma pequena fatia aos dois finalistas.
Dos 12 times convidados a estar na Copa Mato Grosso, quatro deles são oriundos da Segunda Divisão do Mato-grossense. Eles são Cacerense, vice-campeão, Sinop, campeão, Primavera e Poconé. Todos eles disputaram o acesso à Primeira Divisão com recursos próprios. Isto é, sem apoio do Estado.
Já da elite do futebol mato-grossense foram chamados para fazer parte do torneio Mixto, Cuiabá, Luverdense, Vila Aurora, REC, União, Atlético Campoverdense e Mato Grosso Esporte Clube, nova equipe criada por Ezequiel Rosa Gomes em substituição ao extinto Palmeiras, do bairro do Porto.