PUBLICIDADE

Clubes mato-grossenses antecipam para este mês pré-temporada

PUBLICIDADE

O técnico do Mixto, Eduardo Henrique, jura de pés juntos ser o responsável em ter antecipado as pré-temporadas dos principais clubes de Mato Grosso. Assim que foi contratado como técnico efetivo do Alvinegro da Vargas no lugar de Marcos Birigui no final de outubro, ele anunciou o início dos trabalhos visando o Campeonato Mato-grossense de 2012 ainda este ano, cessando as atividades somente às festividades de fim de ano.

Logo em seguida, outras equipes anunciaram as respectivas preparações antes mesmo do término da atual temporada. Como efeito cascata, Cuiabá, Palmeiras, União de Rondonópolis, Luverdense e Vila Aurora também vão começar os treinamentos físico e técnico ainda este mês. Alguns deles vão abrir até mão de folgar durante o Natal e a virada do ano. É o caso do time de Lucas do Rio Verde, que retoma os trabalhos no próximo dia 19, após estar em atividade quase o ano inteiro de 2011 e irá até a estreia no torneio, dia 22 de janeiro, contra Vila Aurora, no Luthero Lopes.

A antecipação da pré-temporada em Mato Grosso é algo raro no futebol profissional, uma vez que o Campeonato Mato-grossense da Primeira Divisão sempre inicia na segunda metade de janeiro. Seguindo este rito, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) agendou a abertura do Estadual de 2012 no próximo dia 21 de janeiro, num sábado, no duelo entre o Rondonópolis Esporte Clube (REC) e Mixto, às 20h, no estádio Luthero Lopes.

Era comum até ano passado, os clubes ficarem até mesmo três meses do calendário sem nenhuma atividade até o fechamento da temporada. Por exemplo, a Copa Mato Grosso, último torneio realizado pela federação, terminou em novembro do ano passado e os clubes voltaram a trabalhar só no início de janeiro deste ano.

Natural do estado do Paraná, Eduardo Henrique, formado em educação física e até a Copa Mato Grosso auxiliou Birigui no Mixto, ressalta que Mato Grosso é um dos poucos estados brasileiros a abrir a pré-temporada no mês de janeiro. Com passagens no futebol de Minas Gerais, onde trabalhou no Uberaba, o hoje técnico mixtense frisa que a maioria dos times de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul entre outros, à exceção das equipes envolvidas nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, já está se preparando aos Estaduais.

A antecipação dos trabalhos no futebol mato-grossense possibilitará um início de campeonato equilibrado e de alto nível técnico. Amenizará à necessidade dos jogadores ganharem ritmo ao decorrer do campeonato.

"É importante iniciar o campeonato com pelo menos 60% de condicionamento físico, tático e técnico. Diminuirá os erros de passes, cansaço, faltas cometidas, uma vez que os jogadores estarão em condições de jogar quase dois tempos. O restante para atingir os 100% se ganhará dentro da própria competição", frisa Eduardo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Internacional ganha do Criciúma com golaços e entra no G4 do Brasileirão

Nesta terça-feira, no Estádio Beira-Rio, o Internacional conseguiu uma...

Nova Mutum tem que vencer Operário sábado para ser campeão da Copa FMF

A Federação Mato-grossense de Futebol confirmou, esta tarde, que...
PUBLICIDADE