Os times que pretendem disputar o campeonato estadual de futebol estão trabalhando nos bastidores para montar equipes competitivas em busca do título. O certame premiará o campeão em dose dupla, visto que garantirá vaga na Copa do Brasil e na Série C de 2010. O sucesso do Luverdense e Mixto na terceirona deste ano serve de motivação na busca pelas vagas nos torneios nacionais. No próximo dia 14, acontece o arbitral, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), quando serão conhecidos os participantes, fórmula de disputa, começo do certame, entre outros.
Os clubes que saíram na frente foram Operário e Luverdense. O time da cidade industrial começa a pré-temporada no dia 17, enquanto o verdão do Passo das Emas já está com o elenco praticamente fechado, mantendo a base que disputou a Série C deste ano, mais reforços. O Araguaia, atual campeão da Copa Mato Grosso, faz contatos com os jogadores que conquistaram o título e sonda novos nomes e, de acordo com o supervisor de futebol, Carlos Henrique Rezende de Carvalho, os atletas devem se reapresentar no início de dezembro.
Mixto, União, Vila Aurora, Barra e Cacerense, também estão em processo de negociação com técnicos e jogadores. O Sinop Futebol Clube voltará a ser comandado por Altair Cavagliere, que trabalha para conseguir apoio e montar time competitivo. Uma das preocupações dos dirigentes é o departamento financeiro, já que montar um time forte demanda investimento. A Secretaria Estadual de Esportes (Seel) estuda disponibilizar R$ 800 mil para a edição do ano que vem.
Em 2009, três mato-grossenses disputarão certames nacionais. O Luverdense, a Série C; Araguaia, Série D; e, Mixto, Série C e Copa do Brasil.