Os presidente dos 15 clubes que disputaram o Campeonato Matogrossense deste ano vão esperar até a próxima segunda-feira, dia 21, para tomar uma posição sobre o atraso no repasse da ajuda financeira do governo do Estado às equipes. Os dirigentes já não escondem a insatisfação na demora da liberação da verba, orçada em mais de 1,5 milhão.
Um movimento para pressionar a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel), responsável pelo repasse do dinheiro via Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), foi abafada por uma promessa de que a verba sairá na próxima segunda-feira, dia 21. Mas se o prazo não for cumprido por parte do governo do Estado, os dirigentes já estão articulados no sentido de procurar o governador Silval Barbosa para externar a decepção e tornar público os prejuízos financeiros que os clubes vem tendo com o impasse.
De acordo com alguns dirigentes, que preferem, por enquanto, o anonimato, a maioria vem pagando juros de empréstimos contraídos em bancos e factorings para pagar despesas durante e após o Campeonato Estadual.
“Não dá para ficar mais esperando, pois já se vão dois meses do término do campeonato e nada do dinheiro ser liberado. O problema é que todo ano é essa mesma história, a federação culpa a Seel que, por sua vez, joga toda responsabilidade para o doutor Carlos Orione. Ao final da história, a gente não sabe quem está falando a verdade”, desabafou um dirigente.
Por sua vez, a Seel sob comando de Laércio de Arruda se defende destacando que o atraso se dá em função de erros na prestação de contas dos clubes com a FMF. Mas, de acordo com Arruda, os problemas estão sendo sanados e em breve o dinheiro será liberado aos clubes.