Após 35 jogos, 98 gols, média de 2,8 por partida, e muitas emoções, os rumos do Campeonato Mato-grossense podem ser definidos neste final de semana, na penúltima rodada. Com a classificação ainda “em aberto”, quatro times buscam afastar o fantasma do rebaixamento e, consequentemente, avançar à próxima fase do Estadual. Em contrapartida, seis equipes já garantiram a classificação e entram em campo buscando apenas posições melhores no certame.
A oitava rodada será aberta hoje, às 17h. O desesperado Mixto, que tem apenas 4 pontos e amarga o Z2, recebe o Poconé, que apesar de ‘tranquilo’, com 8 pontos na 7ª colocação, também entra com pensamento de escapar de vez do rebaixamento. Além de fazer o dever de casa vencendo, o Tigre precisa torcer contra o Luverdense, adversário direto na briga para não cair. Já o Cavalo Pantaneiro, mostrou excelente poder de recuperação. Nas primeiras rodadas ficou no Z2, mas vem de bons jogos, inclusive, um empate contra o favorito Cuiabá no último compromisso.
Já no domingo, às 10h, o Luverdense visita o Operário Várzea-grandense. Mesmo com apenas 5 pontos e na 8ª colocação, diretoria e comissão técnico do LEC pregam extrema confiança e garantem que a equipe não caí, no entanto, o grupo terá uma difícil tarefa, já que o adversário está no G4, com 12 pontos. O time de Lucas do Rio Verde precisa vencer, caso contrário a briga para não ir à Série B se estenderá para a última rodada, quando encara, justamente, o Mixto.
Ainda no domingo, às 15h, o líder Cuiabá, recebe o vice-líder União de Rondonópolis, na Arena Pantanal. Ambos estão invictos, e são fortes candidatos ao título. O Dourado tem 17 pontos, dois a mais que o Colorado, com 15. O União entra em campo com sede de vitória e consequentemente visando assumir a ponta da tabela. Porém o time não terá vida fácil, já que o adversário deve entrar com intensidade e para confirmar de vez o favoritismo.
Às 15h30, o Nova Mutum, que está em 6º com 11 pontos, recebe o Sinop, que está em 3º com 13 pontos. O confronto, que tem tudo para se tornar um grande clássico com muita rivalidade, será o primeiro da história entre os times. Ambos já estão classificados, e agora buscam se manter na parte de cima da tabela. Se a classificação não for alterada ao final da fase de grupos, os dois se enfrentarão novamente no mata-mata.
No mesmo horário, o candidato mais forte ao rebaixamento, o Araguaia, recebe o embalado Dom Bosco, que já está na próxima fase. O Galo da Serra faz a pior campanha do certame na maioria dos aspectos. Tem a pior defesa, o pior ataque, ainda não conseguiu somar pontos e a queda já está praticamente decretada. Por outro lado, o adversário ocupa a 5ª colocação com 11 pontos, e já fez bons jogos, mostrando equilíbrio e que pode dar trabalho no mata-mata.
Classificação
1 Cuiabá 17 -pontos
2 União -15
3 Sinop -13
4 Operário VG -12
5 Dom Bosco -11
6 Nova Mutum -11
7 Poconé -8
8 Luverdense- 5
9 Mixto -4
10 Araguaia -0