A experiência de uma equipe três vezes campeã da Superliga masculina de vôlei fez a diferença na decisão da edição 2009/10 da competição. Neste sábado, em São Paulo, a Cimed/Florianópolis não deu espaço para o estreante e sensação Montes Claros e se sagrou tetra nacional ao vencer a final por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 31/29.
Mesmo contando com Lorena, oposto recordista de pontos em uma edição da Superliga, Montes Claros pecou pelos erros e pela boa organização de um Florianópolis armado pelo técnico Marcos Pacheco. Liderada dentro de quadra pelo levantador Bruninho e pelo ponteiro Thiago Alves, a equipe catarinense base da renovada Seleção Brasileira levou três sets para sacramentar mais um título.
Vencedora das edições 2005/06, 2007/08 e 2008/09 do torneio nacional, Florianópolis conseguiu igualar o número de conquistas do Minas, maior campeão nacional da Superliga com quatro títulos. Montes Claros, se vencesse, poderia repetir um feito dos próprios catarinenses, que foi campeão há quatro anos justamente em sua estreia no cenário brasileiro.