Na primeira participação nas piscinas em Londres, Cesar Cielo obteve a vaga nas semifinais dos 100m livre dos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo longe de um desempenho brilhante, o paulista obteve a classificação entre os 16 melhores com a décima marca da manhã, com 48s67. Outro brasileiro inscrito na prova, Nicolas Oliveira acabou eliminado.
Cielo nadou a sexta bateria das eliminatórias. Desde a saída, o brasileiro não esteve bem. Na virada dos 50 metros, estava em terceiro lugar e caiu ainda mais na chegada, ao cruzar em quinto lugar, com o tempo de 48s67, bem abaixo de seu tempo de classificação dos Jogos, com 47s84.
Por sua vez, o sucesso do Brasil parou por aí. Nicolas Oliveira disputou a bateria seguinte e ficou com a última colocação da série, com 49s51.
O melhor tempo ficou com o norte-americano Nathan Adrian, com 48s19. Atual campeão mundial da prova, o australiano James cravou 48s39.
Cielo volta às piscinas de Londres ainda nesta terça-feira. A semifinal dos 100m livre está prevista para o período da tarde (horário de Brasília), a partir das 15h30.