PUBLICIDADE

César Cielo repete Popov e ganha ouro nos 50m livre

PUBLICIDADE

O nadador César Cielo venceu os 50m livre do Mundial de Roma na tarde deste sábado. Com o tempo de 21s08, recorde do campeonato, o brasileiro de apenas 22 anos garante a segunda medalha na competição disputada na capital italiana e consolida seu nome na história da natação.

Campeão dos 50m livre nos Jogos de Pequim, Cielo repete o lendário Alexander Popov, que também conquistou, na seqüência, os títulos olímpico e mundial na prova mais rápida da natação. Um dos maiores nomes do esporte, o russo tem quatro ouros olímpicos e seis mundiais em provas de velocidade.

Nos Jogos de Barcelona-1992, Popov conquistou o ouro nos 50m livre e repetiu o feito no Mundial de Roma, dois anos depois. Ironicamente, em Pequim-2008 César Cielo derrubou o recorde olímpico estabelecido pelo russo na Espanha nas eliminatórias da distância.

"Essa dobradinha é o sonho de muitos velocistas. Eu não esperava ser campeão nos 50m e nos 100m livre depois da Olimpíada. É até perigoso estar confiante desse jeito, mas ainda bem que deu certo. Os 50m é pura cabeça e hoje estava com a cabeça boa. Agora, tenho que comemorar muito com todas as pessoas envolvidas", disse Cielo ao Sportv

Neste sábado, César Cielo superou dois franceses de peso. O segundo colocado foi Frederick Bousquet (21s21), companheiro de treino do brasileiro nos Estados Unidos e atual recordista mundial, e Amaury Leveaux (21s25), medalha de prata nos 50m livre nos Jogos de Pequim.

"Isso vai ficar na minha história, ainda não acredito até agora. Quando a gente está treinando, sempre imagina o melhor. Mas isso é a realização de um sonho, não tem como descrever de outra forma. Temos que continuar buscando a perfeição e tentar a maior velocidade na piscina", festejou Cielo.

Assim, o Brasil conquista sua terceira medalha na natação, o melhor desempenho do País no Mundial. Na edição de 1994 do torneio, que também foi realizada na capital italiana, Gustavo Borges foi bronze nos 100m livre e no revezamento 4x100m livre com Fernando Scherer, André Teixeira e Teófilo Ferreira.

Neste ano, Felipe França foi o primeiro a subir ao pódio na natação com a prata nos 50m peito. Em seguida, Cielo foi campeão nos 100m livre e ainda bateu o recorde mundial. Neste sábado, ele conquistou a terceira medalha brasileira na prova mais rápida do esporte.

O nadador nascido no interior paulista pode conquistar mais um ouro neste domingo, data do encerramento do Mundial de Roma, já que é um dos integrantes do time de revezamento 4x100m medley do Brasil, que contou com representantes na final de três dos quatro estilos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE