O secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer (Secel), Pedro Sinohara, participou da solenidade de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu ontem, em Uberlândia (MG). A delegação de Mato Grosso conta com aproximadamente 120 atletas de diferentes modalidades (atletismo, vôlei, judô, jogos de tabuleiro e natação).
Ele foi até a cidade mineira acompanhar a delegação e observar a organização dos jogos, já que no ano que vem Mato Grosso receberá o evento, tendo Cuiabá como sede. A Secel celebrou um convênio com as universidades onde foi disponibilizado três ônibus para levar os atletas até Uberlândia.
Sinohara participou do ritual da transmissão da bandeira da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDV), que foi simbolicamente repassado ao secretário e demais autoridades esportivas de Cuiabá. “Essa transmissão da bandeira significa que assumimos a responsabilidade de organizar da melhorar maneira os jogos universitários do ano que vem”.
O gestor também ressaltou que a realização dos jogos em Mato Grosso será a oportunidade de ver jovens atletas que já atuam em diversas modalidades da seleção brasileira, como o judô, atletismo e natação. “Os jogos serão um grande incentivo para os atletas universitários do Estado”.
Ele acrescentou que as universidades têm investido na preparação dos atletas e isso tem aumentado a qualidade e o nível de competição. “Antes havia pouco incentivo e o jovem, assim que entrava na faculdade, se dedicava apenas ao estudo e deixava o esporte em segundo plano. Atualmente as universidades brasileiras estão incentivando os estudantes para que eles continuem treinando, assim como acontece nos Estado Unidos”.