Em um jogo muito movimentado, o Ceará empatou em 2 a 2 com o Flamengo, nesta quarta-feira, no estádio Presiudente Vargas, em Fortaleza, e conseguiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. Os donos da casa vão decidir com o Coritiba uma vaga para a decisão da competição.
O Flamengo começou o jogo melhor e conseguiu a vantagem necessária para se classificar com dois gols de Thiago Neves. No entanto, ainda na etapa inicial, Washington, duas vezes, empatou o marcador e garantiu o resultado necessário. Os vistantes ainda tiveram o zagueiro Ronaldo Angelim expulso antes do 45 minutos.
Assim, o Flamengo passa a preparar para o início do Campeonato Brasileiro enquanto que o Ceará segue com o sonho de poder disputar a Libertadores da próxima temporada.
O jogo – O Flamengo começou a partida buscando o ataque e com quatro minutos já tinha assustado o Ceará duas vezes, ambas com Wanderley. Na primeira, o atacante não conseguiu cabecear para a rede após cruzamento. Já na segunda, ele arriscou de fora da área e quase surpreendeu Fernando Henrique, que viu a bola passar perto do gol. Com cinco minutos, foi a vez de Thiago Neves chutar de longe e obrigar o goleiro cearense a boa defesa impedindo a abertura do placar.
O Ceará apenas se defendia e não encaixava um contra-ataque. Para piorar, o lateral-direito Boiadeiro sentiu uma lesão e deu lugar para Diego macedo com dez minutos. Os donos da casa só chegaram com perigo aos 12, quando Iarley lançou Thiago Humberto, mas o goleiro felipe se antecipou e afastou a bola. Dois minutos depois, após cruzamento na área, Washington cabeceou, mas muito mal.
A partida era disputada em alta velocidade e o Flamengo voltou a ter boa chance aos 15 minutos. Ronaldinho tocou para o Bottinelli, na linha da área, mas o argentino finalizou muito mal. No entanto, aos 19, não teve jeito. Ronaldinho deu belo lançamento e deixou Thiago Neves na cara do gol. O meia ajeitou e tocou na saída de Fernando Henrique.
O revés acordou o Ceará, que voltou a buscar o ataque para sair da pressão rubro-negra. Os donos da casa conseguiram criar boa jogada aos 22 minutos quando João Marcos recebeu na entrada da área e chutou, mas a bola passou a esquerda da trave de Felipe. No entanto, a resposta do Flamengo veio em grande estilo aos 27. Thiago Neves recebeu no bico da área, pela direita, e chutou cruzado, sem chance para Fernando Henrique, para ficar me vantagem no confronto.
O técnico Vágner Mancini, vendo sua equipe ser dominada, mudou o time e colocou o atacante Osvlado no lugar do lateral-esquerdo Vicente. A modificação surtiu resultado pouco tempo depois. Osvaldo sofreu falta, que foi cobrada na área e Washington cabeceou para a rede, sem chance para Felipe e deixar o duelo para ser decidido nos pênaltis.
Para melhorar a situação do Ceará, Ronaldo Angelim fez falta em Osvaldo e o árbitro deu o segundo cartão amarelo e consequentemente, o vermelho, aos 39 minutos. Na cobrança, Thiago Humberto cobrou com força e obrigou Felipe a fazer grande defesa. Só que após a cobrança de escanteio, Thiago Humberto escorou e Washington chutou para empatar o placar no Presidente Vargas aos 42 minutos.
Nos acréscimos, o Flamengo teve chance incrível de ficar novamente a frente. Leonardo Moura recebeu na área e tocou na saída de Fernando Henrique, a zaga tirou na linha, a bola bateu no travessão e sobrou para Wanderley. O atacante, sozinho, cabeceou na trave direita e na volta os cearenses tiraram o perigo. Na saída para o intervalo, Ronaldinho e Felipe ainda tiveram um atrito com policiais que auxiliavam na proteção do árbitro.
No segundo tempo, o Ceará tentou pressionar a saída de bola do Flamengo, mas foram os visitantes que quase marcaram. Logo com três minutos, após falta cobrada na área, Wanderley furou, mas a bola sobrou para Renato Abreu. O meia finalizou da entrada da área e Fernando Henrique fez grande defesa. Três minutos depois, após contra-ataque, Egídio cruzou para Wanderley. O atacante dominou e tentou uma bicicleta, mas a bola passou a direita do gol cearense.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo era melhor e conseguia armar boas jogadas mesmo com um homem a menos. Aos nove minutos, após contra-ataque rápido, Ronaldinho lançou Wanderley, que entrou na área, mas finalizou em cima de Fernando Henrique, desperdiçando mais uma oportunidade. A resposta do ceará veio no minuto seguinte, quando Geraldo arriscou de fora da área e obrigou Felipe a se esticar e espalmar para escanteio.
Após um período de equilíbrio, as duas equipes tiveram chance de marcar aos 19 minutos. Primeiro, Eusébio chutou da entrada área e Felipe defendeu em dois tempo. Na sequência, Wanderley cruzou para Thiago Neves dentro da pequena área, mas o meia finalizou em cima de Fernando Henrique.
As duas equipes começaram a sentir o ritmo acelerado e diminuiram a intensidade. No entanto, as chances de gol seguiram e o Flamengo teve mais uma aos 27 minutos. Thiago Neves levou a lehor sobre a zaga cearense e chutou, mas novamente em cima de Fernando Henrique. A reposta do Ceará veio no lance seguinte, quando Eusébio arriscou de fora da área e Felipe fez grande defesa.
Com o Flamengo mais cansado e não conseguindo chegar com perigo, o Ceará passou a ter espaço para os contra-ataques. Aos 38 minutos, Osvaldo passou por David, mas chutou por cima do gol de Felipe para desespero da torcida. Nos minutos finais, os donos da casa seguraram as últimas investidas e conseguiram sair de campo com a classificação.