Em um jogo muito ruim tecnicamente, o Ceará venceu por 1 a 0 o Fluminense, neste domingo, no Castelão, em confronto válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol de Geraldo, de pênalti, no primeiro tempo, os cearenses conseguiram triunfar em sua volta para a elite do futebol nacional após o vice-campeonato estadual para o Fortaleza.
Dessa forma, o Ceará, que ficou longe da elite do futebol nacional por 17 anos, impôs a terceira derrota seguida de Muricy Ramalho no comando do Tricolor. Nos dois primeiros jogos, ambos contra o Grêmio, o treinador que acumula três títulos nacionais perdeu por 3 a 2, no Maracanã, e 2 a 0, no Olímpico.
Na próxima rodada, o Ceará vai até a Vila Belmiro encarar o Santos, no domingo. Já no sábado, o Fluminense receberá o Atlético-GO no Maracanã.
O jogo – A partida começou com o Ceará buscando pressionar o Fluminense. No entanto, os cearenses não conseguem criar bons lances no ataque e aos poucos os cariocas equilibraram o jogo, que passou a ficar monótono. A primeira boa chance de gol aconteceu somente aos 20 minutos, quando Geraldo cruzou pela direita na cabeça de Misael, que colocou a esquerda de Rafael, levantando o torcedor local.
A resposta do Fluminense veio cinco minutos depois. Em um contra-ataque rápido, a bola é cruzada para André Lima, que tira do zagueiro, mas chuta por cima do gol de Diego. Só que este foi um lance isolado e o jogo voltou a ficar muito ruim, com as duas equipes errando muito e sem objetividade.
Somente aos 33 minutos, após um erro de Diguinho, o Ceará armou um contra-ataque que culminou no pênalti de Cássio em Geraldo. Pela falta, o zagueiro do Fluminense foi expulso pelo árbitro. No chute, o mesmo Geraldo fez a paradinha, mas Rafael defendeu. No entanto, o árbitro mandou voltar porque o goleiro se adiantou. Na segunda cobrança, Geraldo não fez paradinha e mudou de lado para abrir o placar para os donos da casa.
Para piorar a situação do Fluminense, logo após o gol, o técnico Muricy foi obrigado a fazer sua primeira alteração. O zagueiro Gum se machucou e precisou ser substituído por Leandro Euzébio.
Nos minutos finais da etapa inicial, a partida ficou mais movimentada. O Fluminense, na base da raça, ainda tentou chegar ao empate, principalmente em cruzamentos para André Lima. Já o Ceará, com um a mais, tentou transpor a zaga tricolor. No entanto, as duas equipes não tiveram sucesso e o placar permaneceu o mesmo até o intervalo.
O segundo tempo começou com o Fluminense melhor e com o domínio do jogo. Os tricolores passaram a atacar mais pelas laterais e conseguiram chegar mais perto do gol de Diego. No entanto, com somente André Lima na área, os visitantes pararam na zaga cearense.
Aos poucos, o Ceará conseguiu equilibrar o jogo, mas abdicou de atacar o Fluminense. Os donos da casa apenas buscavam os contra-ataques, mas não conseguiam acertar o último passe. Com isso, a partida ficou monótona, sem lances de perigos para ambos os lados.
No minutos finais, o Fluminense tentou ainda o gol do empate. O Ceará passou a se defender de todas as formas e ainda teve o volante Heleno expulso já nos acréscimos. Os cearenses conseguiram vencer a batalha e saíram de campo com a vitória em casa.