A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manteve duas vagas para Mato Grosso na Copa do Brasil de 2013. A tabela com a distribuição foi publicada, hoje, em ofício assinado pelo diretor de competições, Virgílio Neto. Oitenta e seis times vão disputar a competição, com São Paulo e Rio de Janeiro podendo indicar a maior quantidade de clubes: cinco cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, podem apontar quatro.
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) deve indicar o Luverdense para uma das vagas, por ter vencido o campeonato Mato-grossense de Futebol 2012, chegando à final contra o Cuiabá. O alviverde foi um dos representantes do Estado na copa nacional deste ano, mas foi o eliminado logo na primeira fase, em março. Acabou perdendo por 2 a 0 no jogo de volta com o Paraná, em Curitiba. No primeiro confronto, havia empatado em 1 a 1.
O indicado à segunda vaga para a Copa do Brasil só deve sair no segundo semestre. Isso, porque a FMF deve apontar o vencedor da Copa Mato Grosso. Na competição nacional deste ano, Cuiabá foi o outro representante do Estado, mas também acabou sendo eliminado uma semana depois do Luverdense. Foi derrotado por 4 a 0 pela Portuguesa, no jogo de volta, em São Paulo. No primeiro jogo, havia empatado em 1 a 1.
A Copa do Brasil deste ano já está na semifinal. Pelo jogos de ida, o Grêmio enfrenta o Palmeiras, no dia 13 (jogo de volta dia 21). Já o São Paulo joga contra o Coritiba dia 14 (jogo de volta dia 20).