A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) traz uma novidade para o futebol de base nacional. Nesta quarta-feira, a entidade apresentou a Copa do Brasil sub-20, que será disputada a partir do mês que vem com 32 clubes.
O torneio aposta no sistema de mata-mata, com confrontos de ida e volta. O jogo de abertura será entre Corintihans e Avaí, no dia 2 de outubro, às 20 horas. Na primeira fase, quem ganhar o confronto de ida por dois gols de diferença elimina o rival sem a necessidade da volta, como acontece no torneio dos profissionais.
Na apresentação desta quarta-feira, o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, destacou um "momento histórico" para o futebol brasileiro. "Queremos que essa competição tenha brilho, alegria, fair-play, princípios éticos e morais", explicou o dirigente, que também comanda a Federação Paulista de Futebol (FPF) e esteve no evento ao lado de Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, além de outros representantes da organização.
Todas as equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro profissional estão confirmadas na competição. Ainda por cima, haverá a presença de 12 clubes da Série B.
A Copa do Brasil sub-20 terá a duração de dois meses e meio, inclusive com transmissão de uma rede de televisão paga, a ESPN. As finais estão confirmadas para os dias 11 e 15 de dezembro. Para 2013, está prevista a realização da mesma competição na categoria sub-17 e, no futuro, uma chance para times sub-15.