Começou, hoje, a votação para o Craque Brasileirão – prêmio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2005. Nele são eleitos os melhores jogadores de cada posição, o melhor técnico, o craque do campeonato, a revelação e o melhor trio de arbitragem.
Além desses 17 troféus, também serão contemplados o artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A e o time que teve o jogo mais limpo durante toda a competição – com menor número de faltas, cartão amarelo, cartão vermelho.
Os eleitores serão os jornalistas brasileiros, com representantes em todos os estados do país; os capitães e técnicos dos 20 clubes que disputaram a Série A deste ano; e os jogadores e integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira que enfrentarão a Turquia e a Áustria nos dias 12 e 19 deste mês.
Os jornalistas receberão o link de votação através de seu e-mail; os demais receberão as cédulas em seus clubes e os jogadores da Seleção nos hotéis em que o grupo ficará reunido para os amistosos contra Turquia e Áustria, em Istambul e Viena. Todos devem votar até o dia 30 de novembro, após a penúltima rodada da competição, pois o anúncio dos melhores deste ano será na segunda-feira, 1 de dezembro.
Em 2013, o Cruzeiro foi campeão da Série A e ganhou seis troféus do Craque do Brasileirão: goleiro (Fábio), zagueiro (Dedé), volante (Nílton), meia armador (Éverton Ribeiro), técnico (Marcelo Oliveira) e craque do campeonato (Éverton Ribeiro).