O Corinthians acertou na tarde de sábado a contratação de seu novo técnico. Paulo César Carpegiani chega ao Parque São Jorge para substituir Emerson Leão, demitido do clube no dia 3. O acerto de um ano foi confirmado oficialmente na manhã deste domingo pelo empresário Renato Duprat, homem-forte do departamento de futebol do Timão.
“Fechamos por um ano. Eu o peguei ontem (sábado) à tarde no aeroporto e o levei para a casa do seu Alberto (Dualib), onde acertamos tudo. Ele será apresentado amanhã (segunda). Cumprimos o que prometemos de contratar alguém em menos de 14 dias”, explicou Duprat, em contato por telefone com a GE.Net.
No acordo firmado no sábado, o treinador acertou também a vinda de Cláudio Duarte para ser seu auxiliar, mas o restante da comissão técnica será definida pela diretoria do Timão.
“O Cláudio Duarte vem com ele, mas os outros integrantes serão definidos pelo Corinthians. O Ricardo Rosa ficará como preparador-físico e ainda vamos contratar um treinador de goleiros”, esclareceu Duprat.
O clube ficou sem preparador de goleiros específico depois da saída de Pedro Santilli junto com Emerson Leão. Apesar do acerto durante o fim de semana, Carpegiani não comandará o Timão na partida contra o Náutico, em Recife, na quarta, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
A delegação viaja para Pernambuco na tarde de segunda-feira, junto com o técnico interino José Augusto. Carpegiani embarca para Recife na terça e acompanhará no estádio a partida, mas a direção da equipe ainda será do interino, que já vem preparando o time e está no cargo desde a saída de Emerson Leão.
O clube ainda não confirmou se José Augusto será mandado novamente para suas funções nas categorias de base ou se ocupará algum posto na comissão técnica principal. O primeiro jogo de Carpegiani à frente do Corinthians será o duelo de volta contra o Náutico, dia 26, no Pacaembu.
Nascido em 1949, em Erechim (RS), Carpegiani teve uma carreira vitoriosa de jogador no Internacional e no Flamengo. Já como treinador tem como principais feitos os títulos da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes de 1981, pelo Rubro-negro carioca.
O treinador também tem no currículo trabalhos na seleção paraguaia e no Internacional, Coritiba, Bangu, Náutico, São Paulo , Palmeiras, Barcelona de Guaiaquil (Equador), Cerro Porteño (Paraguai) e Al Nasser (Arábia Saudita). Atualmente, o técnico estava sem clube.