O Campeonato Mato-grossense do ano que vem irá começar mais cedo. Por causa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, disse ontem que a abertura do Estadual deva ocorrer na segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro. Com isso, o Arbitral Técnico, que irá definir o sistema de disputa, será convocado para outubro ou novembro.
Carlos Orione afirmou que só falta discute com os clubes representados agora pela Associação de Clube Profissional de Mato Grosso como será a fórmula de disputa do Estadual, já que está praticamente definido o descenso dos quatro últimos colocados de 2006 para a Segunda Divisão do futebol mato-grossense, destacou A Gazeta.
A nova fórmula implantada pela FMF com descenso e ascenso já provocou a primeira reação. O presidente do Dom Bosco, Álvaro Scolfaro, garantiu ontem a Orione a participação do clube no cameponato do ano que vem.
Alegando falta de patrocínio para disputar o Mato-grossense deste ano, Scolfaro preferiu deixar o Azulão da Colina Iluminada de fora da disputa.
O dirigente, que hoje na está comandando a presidência da Comissão de Arbitragem, chegou a conversar com um grupo de desportistas dispostos a assumir o comando do clube mais antigo de Mato Grosso. Porém, a negociação não evoluiu levando o dirigente dombosquino a tomar a decisão de tirar o clube da disputa deste ano.
“Infelizmente, o que estava para ser acertado, acabou não vingando. A princípio, o negócio parecia ser muito bom para o futuro do clube, contudo, não passou de um balão de ensaio. Agora, independente de ajuda ou não, o Dom Bosco será tocado com suas próprias finanças, como sempre foi tocado”, disse Álvaro, assinalando que a partir de 2006 reativará as divisões de base do clube.