Dois campeões do ranking brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico confirmaram participação no GP Sinop que será realizado, em Sinop, no dia 17 de junho. A mato-grossense Jane Maria de Jesus e o paranaense Tarcísio Bilinski garantiram que disputam a corrida no estádio Gigante do Norte.
Jane Maria de Jesus é uma das principais atletas de Mato Grosso, sendo a atual bicampeã do ranking brasileiro na categoria Elite. Apesar de morar e treinar em Chapada dos Guimarães nunca competiu em Sinop. Para ela, a curta distância já uma vantagem.
"Acredito que esta será um prova para ficar na história, pois é a confirmação de que o ciclismo está em evolução em nosso Estado, tanto na questão dos atletas como também dos eventos, que estão ocorrendo e que cada vez se apresentam mais estruturados. Para mim e os outros atletas mato-grossenses, é vantagem, principalmente pelo custeio da viagem que diminui bastante", afirma comemorando o fato de a federação local ter conseguido atrair oito provas válidas pelo ranking em 2012.
A vantagem de Jane é a dificuldade de Bilinski, atual campeão do ranking brasileiro na categoria 45 a 49 anos. Ele vai viajar quase 2,2 mil quilômetros entre Curitiba e Sinop. Soma-se à distância, o calor de Mato Grosso como agravante. "Sigo uma planilha de treinamento, porém, especificamente para esta prova estou focando meus treinamentos no período do dia em que faz mais calor em minha região, pois sei que a diferença climática será meu maior obstáculo. Em 2010 corri em Chapada [dos Guimarães] e tenho uma noção exata do clima".
Treino e ritmo de competição não vai ser problema para os dois. Neste ano Bilinski já ganhou o Wool Extreme, em Saquarema (RJ), e foi terceiro na Taça Brasil disputada em Rio das Ostras (RJ). Jane também foi campeã do Wool Extreme e ainda faturou a Rio/Minas MTB Cup, além do Circuito Mato Grosso, GP Silval Barbosa e GP Vale do Araguaia, provas disputadas em casa. A pista travada no estádio Gigante do Norte também não deve ser problema.
"O MTB, naturalmente, tem em sua característica este tipo de dificuldade, geralmente acontece em circuitos travados e técnicos, e as provas que tem acontecido pelo país têm exigido muito da parte técnica dos atletas. Acredito que a Pista escolhida para o GP Sinop não deixará a desejar, pois está sendo confeccionada também por atletas que participam também destas provas", enfatiza Jane.
O GP Sinop de MTB vale pela 4ª etapa do Campeonato Mato-grossense e distribui 50 pontos para os rankings estadual e brasileiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.canaldociclista.com.br.
O GP Sinop de MTB é organizado pelo Canal do Ciclista com homologação da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).