Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Inter estreou na edição deste ano com uma derrota de virada diante do Nacional, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Uruguai, pelo Grupo 4 da competição.
Com o resultado, o Nacional somou seus três primeiros pontos na competição e divide a liderança do Grupo 4 com o Vélez Sarsfield, da Argentina. Já o Inter divide a lanterna da chave, ao lado do Emelec, do Equador.
Disposto a conquistar sua primeira vitória em uma estréia pela Libertadores, o Inter começou bem a partida, atacando os donos da casa. A primeira chance saiu aos 2min, com Ediglê, mas o árbitro marcou impedimento.
Apesar dos avanços do Nacional, o Inter jogava bem, possuindo mais a posse de bola e marcando desde o campo de ataque, mesmo com os desfalques de Ceará, Índio, Alexandre Pato e Vargas.
O Nacional reivindicou um pênalti aos 19min. Marques entrou na área, se desequilibrou e trombou com Clemer. O atacante pediu a falta, mas o árbitro argentino Sergio Pezzotta mandou a partida seguir.
Os dois times ainda criaram boas chances, mas foi o Inter quem abriu o placar da partida, aos 37min. Depois de cobrança de falta, a zaga do Nacional afastou mal e Hidalgo bateu forte, acertando o canto esquerdo de Viera.
As duas equipes voltaram com os mesmos jogadores para o segundo tempo. Em bastante número, a torcida do time gaúcho fazia uma bela festa nas arquibancadas do Estádio Parque Central.
A situação do Inter na partida melhorou aos 14min, quando Rodríguez cometeu falta em Iarley e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Nacional com um jogador a menos em campo.
Três minutos depois, o técnico Abel Braga decidiu colocar Fernandão em campo. O meia, líder do time nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes, no ano passado, entrou no lugar de Luiz Adriano.
Mesmo em vantagem numérica e com Fernandão em campo, o Inter cedeu o empate para o Nacional aos 27min. Na jogada, Vera recebeu lançamento na entrada da área e, antes da saída desesperada de Clemer, desviou e empatou a partida.
Em mau momento no jogo, o Inter teve um jogador expulso aos 29min. Wellington Monteiro parou uma jogada por trás e recebeu o segundo amarelo, deixando a partida em igualdade numérica.
O pior estava por vir. No minuto seguinte, Delgado cobrou falta com violência, Clemer falhou e o Nacional virou a partida.
Nos acréscimos, aos 47min, a defesa do Inter ficou olhando e, depois de dois chutes de Vera, Martínez pegou a sobra e completou, de cabeça, para garantir a vitória do Nacional.