O calendário do futebol profissional de Mato Grosso ainda continua com uma grande lacuna. Quase dois meses após o término do principal torneio no Estado – a Primeira Divisão – metade dos clubes que disputou o Campeonato Mato-grossense deste ano está com suas atividades suspensas ou com as "portas fechadas".
Dos 12 times participantes, apenas Cuiabá e Luverdense não interromperam seus trabalhos. Deram férias de um mês aos respectivos elencos, mas se mantiveram com suas atividades burocráticas ao contatarem reforços e clubes de fora para jogos amistosos em preparação aos Campeonatos Brasileiros da Série D e C, torneios marcados para iniciarem no próximo dia 17 de julho.
Mixto, União, Vila Aurora, REC, todos da cidade de Rondonópolis, Barra do Garças e Sorriso estão inativos. Outros quatro times que também estiveram no Estadual, Crac (Campo Verde), Primavera (Primavera do Leste), Operário (Várzea Grande) e Sinop, todos rebaixados da Primeira Divisão, só reativaram os trabalhos a pouco mais de duas semanas visando a Segundona, que dará duas vagas aos finalistas do torneio de acesso de volta à elite em 2012.
Nem mesmo o fato da criação da Copa Mato Grosso a partir de 2004, com a finalidade de preencher este espaço entre o primeiro semestre com o segundo, faz com que os times mato-grossenses mantenham seus trabalhos nos 12 meses do calendário. Mesmo com a existência desta nova competição, que este ano entra na sua 8ª edição, muitos clubes abrem mão de disputar o torneio, que desde ano passado é seletivo à Copa do Brasil – o campeão garante a segunda vaga do Estado à disputa.
Fora às equipes envolvidas nos Campeonato Brasileiros de acesso – C e a D -, contando os meses das disputas caseiras, incluindo a Segunda Divisão, os clubes em Mato Grosso mantém pouco mais de quatro meses em atividade na temporada. Por exemplo, o Estadual foi disputado de janeiro ao mês de abril, o que deu três meses de disputas.
A Segunda Divisão não passa mais de dois meses de competição. A Copa Mato Grosso, dependendo do número de times, a sua duração pode chegar a 30 dias como a edição passada, quando o torneio iniciou na metade de outubro, encerrando na segunda quinzena de novembro.
Mesmo os times envolvidos nos Brasileiros da Série C e D nos casos de Luverdense e Cuiabá, eles precisam sobreviverem nos torneios para irem o mais longe possível, já que a primeira fase desses campeonatos vão até o mês de setembro. A partir o sistema adotado é mata-mata, melhor de dois jogos.
De antemão, equipes como União, Vila Aurora e Barra do Garças já anunciaram que não vão disputar a Copa Mato Grosso deste ano, apesar da competição valer vaga à Copa do Brasil de 2012. Se isso for confirmado, só trabalharam os quatro primeiros meses do ano.