Os campeonatos Paulista e Carioca, os dois principais Estaduais do Brasil, serão turbinados em 2011 pelas presenças de algumas das maiores estrelas do futebol mundial. Em São Paulo, a disputa começa neste sábado e no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira.
Dono de três prêmios de melhor do mundo da Fifa e bi mundial com a seleção brasileira, o atacante Ronaldo, campeão paulista pelo Corinthians em 2009, tenta repetir o feito ao lado do lateral esquerdo Roberto Carlos, que disputou três Copas do Mundo, entre elas a de 2002.
A principal novidade no Campeonato Paulista, no entanto, é a presença de Rivaldo, mais um premiado com o título de melhor do mundo. Peça fundamental no pentacampeonato da seleção brasileira, o meia volta ao Brasil após vestir a camisa do uzbeque Bunyodkor para ser presidente e jogador do Mogi Mirim.
Já o volante Elano, titular do técnico Dunga na Copa do Mundo da África do Sul, foi contratado pelo Santos junto ao Galatasaray, da Turquia. No Peixe, ele terá a companhia do atacante Neymar e do meia Paulo Henrique Ganso, as duas mais novas estrelas do futebol nacional.
No Campeonato Paulista, as novidades juntam-se aos veteranos goleiros Marcos, do Palmeiras, e Rogério Ceni, do São Paulo, outros dois jogadores com títulos mundiais no currículo. No Verdão, o meia Valdívia, convocado pelo Chile para a Copa de 2010, será comandado por Luiz Felipe Scolari, técnico do penta de 2002.
Os astros também serão abundantes no Rio de Janeiro. Depois de deixar o Grêmio em 2001, Ronaldinho Gaúcho, campeão mundial em 2002 e dono de dois prêmios de melhor do mundo da Fifa, volta ao Brasil para defender o Flamengo, que levou a melhor sobre o ex-clube e o Palmeiras em uma polêmica negociação com o Milan.
Titulares em 2002, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho disputarão seus respectivos estaduais simultaneamente. "A volta do trio campeão do mundo só fortalece o futebol brasileiro. Passamos quase toda a carreira na Europa, e é maravilhoso retornar ao Brasil. Sei o que o Ronaldinho está sentindo com todo esse carinho do nosso povo", disse o Fenômeno.
No Campeonato Carioca, Ronaldinho Gaúcho terá a concorrência de dois antigos companheiros dos tempos de Barcelona. O meia luso-brasileiro Deco, presente nas duas últimas Copas do Mundo, e o versátil Belletti, campeão pela seleção em 2002, atualmente defendem o Fluminense, que repatriou o goleiro Diego Cavalieri e ainda conta com o atacante Fred, presente em 2006.
Pelo contrato assinado com o Flamengo, Ronaldinho receberá aproximadamente R$ 1,3 milhão por mês. Com passagens por alguns dos maiores clubes da Europa, o meia vê o Brasil como um mercado atraente aos 30 anos. "Eu quero ganhar bem, morar numa boa cidade e jogar campeonatos importantes. Atualmente, isso é possível no Brasil", disse, ainda antes de fechar com o Rubro-Negro, que também acertou com Thiago Neves, ex-jogador do rival Fluminense.
Em Minas Gerais, após um Campeonato Brasileiro dramático, o Atlético-MG resolveu investir e contratou uma série de reforços, entre eles o polivalente Mancini. Formado no próprio Galo e com passagem pela seleção brasileira, ele volta depois de defender clubes como Roma, Inter de Milão e Milan.
Em dois dos principais estaduais do país, a rivalidade será mais acirrada do que nunca. No Catarinense, a briga é pela hegemonia regional, já que Avaí e Figueirense contabilizam os mesmos 15 títulos, situação que se repete no Cearense – Fortaleza e Ceará somam 39 troféus cada um.
Além dos Estaduais já citados, a GE.Net oferece aos internautas a tabela completa e a classificação atualizada dos Campeonatos Gaúcho, Paranaense, Baiano, Goiano e Pernambucano. Navegue no mapa abaixo e confira os detalhes de cada torneio regional: