Considerada uma das competições mais emocionantes e conhecida pelo alto nível de disputa entre as equipes, o Campeonato Brasileiro da Série B inicia, hoje, com três partidas. Amanhã, a primeira rodada será finalizada com mais sete jogos. As 20 equipes participantes lutam por quatro vagas na elite do futebol nacional.
Vila Nova e Bragantino, no Serra Dourada, às 18h15. Grande campeão da Série C no ano passado, o Vila Nova faz a partida inicial da competição diante do Bragantino, no Serra Dourada, nesta sexta. A equipe goiana quer aproveitar o embalo para tentar chegar à Série A. Sexto colocado na competição da temporada passada, o Bragantino, por sua vez, espera ter mais sorte nesta temporada e terminar, ao menos, duas posições acima com relação ao ano anterior, para buscar o acesso.
Oeste e Atlético-GO, no estádio Silvio Salles, às 19h30. Adversários desta sexta-feira, as equipes de Oeste e Atlético-GO, 16º e 14º colocados na temporada anterior respectivamente, contam com um bom começo para não lutarem novamente contra o rebaixamento. O clube de Itápolis (SP), aliás, tenta dar a volta por cima após cair para a Série A2 do Campeonato Paulista. O Dragão, por sua vez, teve desempenho melhor em seu estadual, chegando às semifinais do Campeonato Goiano, quando foi eliminado para o Anápolis.
Tupi-MG e Goiás, estádio municipal de Juiz de Fora, às 20h30. Retornando à Série B após 26 anos, o Tupi (MG) inicia sua caminhada nesta sexta-feira, em casa, no Municipal de Juiz de Fora. A equipe mineira, no entanto, não terá um adversário nada fácil pela frente e vai enfrentar o Goiás, que foi rebaixado da Série A no ano passado. O Esmeraldino chega ao jogo cheio de moral, por ter sido o campeão goiano.
Ceará e Paysandu, no estádio Castelão (CE), às 15h, amanhã. Com uma campanha que precisou de uma arrancada histórica nas últimas rodadas para evitar o rebaixamento à Série C no ano passado, o Ceará fará sua estreia na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro neste sábado em busca de pretensões mais ousadas. O adversário será o Paysandu, que conquistou o Campeonato Paraense e a Copa Verde e vive um dos melhores momentos de sua história. O Papão, aliás, chegou a brigar por uma vaga no G4 e boa parte da competição no ano passado, mas terminou na 7ª colocação.
Sampaio Corrêa e Vasco, amanhã, no Castelão (MA), às 15h. Em bom momento na temporada, após vencer o primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense, diante do Moto Club, o Sampaio Corrêa recebe o Vasco em sua primeira partida na Série B 2016. A equipe do Maranhão chegou a sonhar com o acesso no ano passado, mas terminou apenas na oitava colocação. O Cruz-Maltino, por sua vez, está de volta à Série B, mas vive grande momento, sem perder há 26 jogos e com o título do Campeonato Carioca conquistado recentemente.
Brasil de Pelotas-RS e Paraná, amanhã, em Bento de Freitas (RS), às 16h. Sem disputar a Série B do Campeonato Brasileiro desde o ano 2000, o Brasil de Pelotas (RS) faz sua estreia na competição neste sábado. A equipe gaúcha, que caiu nas quartas de final do seu estadual, vai enfrentar o Paraná no Bento de Freitas. O clube paranaense, que terminou apenas na 14ª colocação da Segunda Divisão no ano passado, busca uma temporada com voos mais altos em 2016, já que disputarão a Série B pela nona vez consecutiva.
Londrina e CRB, amanhã, no estádio do Café (PR), às 15h. Retornando à Série B após 11 anos, o Londrina, vice-campeão da Série C no ano passado, estreia em casa. O oponente, no entanto, não será dos mais tranquilos. Décimo primeiro colocado na temporada passada, o CRB foi campeão alagoano, com duas vitórias sobre o rival CSA, e chega com moral para a disputa da competição. O Tubarão, por sua vez, teve uma conquista mais modesta, ficando com o título do interior do Campeonato Paranaense ao bater o PSTC nos pênaltis.
Criciúma e Náutico, amanhã, no Heriberto Hulse (PR), às 15h30. Sem grande campanha na Série B no ano passado, quando ficou apenas na 12ª colocação, o Criciúma estreia na competição nesta temporada diante de um adversário que ficou no quase em 2015: o Náutico, quinto colocado. O Timbu, que sequer chegou às finais do Campeonato Pernambucano e terminou no 3º lugar do torneio, está novamente sob o comando técnico Alexandre Gallo e só pensa em conquistar o sonhado retorno à primeira divisão. O Tigre catarinense também não disputou a decisão de seu estadual, ficando com a mesma 3ª colocação que o adversário deste sábado.
Bahia e Avaí, amanhã, na Fonte Nova (BA), às 20h. Com uma campanha um tanto frustrante na Série B do ano passado, terminando na 9ª colocação, o Bahia vem para disputa da competição nesta temporada sonhando com dias melhores. A equipe, aliás, busca o retorno à primeira divisão como um alento aos torcedores após ficar com o vice do estadual. O adversário do Tricolor de Aço na estreia será o Avaí, que disputará novamente o torneio por ter terminado na 17ª colocação do Brasileirão 2015. Sob o comando do técnico Silas, o Leão catarinense tenta dar a volta por cima em 2016 após quase ser rebaixado no campeonato estadual, escapando somente na penúltima rodada da competição.
Luverdense e Joinville, amanhã, no estádio Passo das Emas, às 20h. Com a recente conquista do Campeonato Mato-grossense, o Luverdense chega à Série B sonhando com algo a mais, após terminar exatamente no meio da tabela, na 10ª colocação, no ano passado. O Joinville, por sua vez, disputará novamente o torneio por ter sido o último colocado do Campeonato Brasileiro do ano passado. Os catarinenses buscam o retorno à Série A após terminarem com o vice do estadual para a Chapecoense.