A derrota do Corinthians diante do Santos, no último domingo, não foi suficiente para impossibilitar o Timão de brigar pela ponta da tabela nesta 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dois pontos atrás da líder Ponte Preta, o Corinthians precisa vencer o Coritiba, às 20h45, no Pacaembu, e torcer por um tropeço do time de Campinas contra o Flamengo, às 21h45, para desbancar a Macaca. Se só fizer a sua parte, o Timão volta a sentir o sabor de liderar o Brasileirão por apenas alguns minutos.
Para chegar a vitória diante do Coxa, o Alvinegro tem como trunfo o apoio da Fiel torcida, que volta a colocar mais de 30 mil expectadores no Pacaembu. O técnico Márcio Bittencourt promoverá duas mudanças na equipe que vai a campo. Na lateral-direita, Coelho entra no lugar de Edson, expulso na rodada passada. Outro que retorna à equipe é o volante Marcelo Mattos, suspenso contra o Santos: o sacrificado é o criticado Marinho, que vem falhando nos últimos jogos do Timão. Dessa maneira, o Corinthians volta atuar no 4-4-2, com Sebá e Betão formando a dupla de zaga.
Já na líder Ponte Preta, a ordem é vencer o Flamengo, no Luso-Brasileiro, independente do resultado da partida do Corinthians. “Não adianta nada ficar pensando no jogo do Corinthians se não fizermos a nossa parte. O Flamengo já é um problema grande demais para pensarmos”, frisou o meia Danilo. Depois de surpreender o Botafogo, o Mengão quer bater a líder para ratificar a ascensão. ‘Vamos enfrentar a líder da competição, um time que merece todo o nosso respeito. Mas uma vitória nos dará ainda mais tranquilidade para um trabalho que começa a dar frutos’, ressaltou o técnico do Flamengo, Celso Roth.
A rodada desta quarta-freita ainda coloca o algoz do Corinthians na última rodada, o Santos, diante do terceiro colocado, o Internacional, que no domingo empatou com a Ponte Preta. Caso vença o jogo no Beira-Rio, o Peixe pode encostar de vez nos primeiros colocados do Brasileirão. Com 27 pontos, o Alvinegro ocupa a sexta posição na tabela, mas pode até desbancar o Colorado, com 29, do terceiro lugar. Para isso, além do triunfo, precisa torcer por um empate na partida entre Botafogo e Paraná, no Pinheirão. As duas equipes somam 29 pontos. No Fogão, Leandro Carvalho deve ser o substituto de Túlio, negociado com o futebol japonês. No Paraná, todas as atenções estão voltadas para o atacante Borges, que marcou três vezes diante do Paysandu no último final de semana, e é um dos artilheiros do Brasileiro com dez gols.
Clássicos
Embora a briga pela liderança esteja reservada para quarta-feira, a rodada do dia seguinte também tem grandes atrativos, com clássicos regionais entre times de Rio de Janeiro e São Paulo. No Raulino de Oliveira, o Fluminense encara o Vasco, que se reabilitou diante do São Caetano na última rodada. No Morumbi, São Paulo e Palmeiras revivem o duelo que tirou o Verdão da Libertadores da América, competição que culminou com o título do Tricolor. Fortaleza e Figueirense se enfrentam no Castelão, completando a 17ª rodada. Com isso, a esperança é de que os jogos desta quinta-feira superem os de quinta passada, quando a noite terminou com apenas dois gols marcados e três empates por 0 a 0.
17ª rodada
Hoje
20h30 Atlético/PR x Goiás/GO Arena Baixada
20h30 Atlético/MG x Paysandu/PA Mineirão
20h30 Brasiliense/DF x Cruzeiro/MG Serejão
20h30 Corinthians/SP x Coritiba/PR Pacaembu
20h30 São Caetano/SP x Juventude/RS A. Campanella
21h45 Inter/RS x Santos/SP Beira-Rio
21h45 Paraná/PR x Botafogo/RJ Pinheirão
21h45 Flamengo/RJ x Ponte Preta/SP Luso Brasileiro
Amanhã
20h30 São Paulo/SP x Palmeiras/SP Morumbi
20h30 Fortaleza/CE x Figueirense/SC Castelão
20h30 Fluminense/RJ x Vasco/RJ Raulino de Oliveira