É bem verdade que o histórico dos duelos entre Brasil e Croácia é curto, mas se depender dessa estatística, a Seleção Brasileira deve esperar uma verdadeira pedreira nesta quinta-feira, na estreia na Copa do Mundo de 2014, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). Isso porque os canarinhos sofreram nos dois duelos que já participaram contra os croatas.
O primeiro deles aconteceu em 17 de agosto de 2005, quando as duas equipes foram a campo para um amistoso na cidade croata de Split. O técnico Carlos Alberto Parreira colocava pela primeira vez em campo o time que estava embalado pela conquista da Copa das Confederações, com direito a uma goleada de 4 a 1 sobre a Argentina na final.
Era praticamente a equipe que um ano depois estrearia no Mundial da Alemanha contra a mesma Croácia. Naquela ocasião os croatas abriram vantagem com um gol de Kranjcar aos 31 minutos, porém, dez minutos depois o meia Ricardinho garantiu a igualdade. Após um segundo tempo arrastado, o confronto acabou mesmo 1 a 1.
Menos de um ano depois, no dia 13 de junho de 2006, a Seleção Brasileira pisou no Estádio Olímpico, em Berlim, na Alemanha, para medir forças com a Croácia na estreia na Copa do Mundo. Havia grande expectativa sobre o desempenho canarinho, que tinha o chamado Quadrado Mágico, com Kaká e Ronaldinho Gaúcho responsáveis por monitorar um ataque com Ronaldo e Adriano.
Porém o jogo foi sonolento e complicado para os brasileiros. Os croatas conseguiram montar uma verdadeira muralha em seu campo defensivo e quando pegavam na bola levavam perigo com a habilidade do então meia Niko Kovac. Hoje, Kovac é o técnico da equipe que enfrentará o Brasil nessa quinta-feira. A Seleção Brasileira venceu por apenas 1 a 0, graças a um gol de Kaká, que acertou belo chute de fora da área perto do fim do primeiro tempo.