As vitorias do Brasil nos amistosos contra Iraque e Japão pouco serviram para elevar a posição da equipe no ranking da Fifa. Nesta quarta-feira, a entidade divulgou a lista das melhores seleções do mundo, e o grupo comandado por Mano Menezes aparece apenas na 13ª colocação, uma melhor do que a relação anterior, feita em novembro. A Espanha, atual campeã mundial e bi da Eurocopa, segue como a líder.
País-sede da Copa do Mundo de 2014, e, consequemente garantido na competição, o Brasil está distante das primeiras colocações no ranking da Fifa por não jogar competições oficiais (a ida para o Mundial faz com que não seja necessária a disputa das Eliminatórias). Para esta lista, amistosos têm menos valor do que esta competição que a Seleção está fora.
Por sua vez, a Argentina, grande rival brasileira no futebol, ganhou uma posição neste mês. Líder das Eliminatórias Sul-americanas, a equipe assumiu o posto de terceira melhor equipe do mundo, desbancado Portugal. Espanha e Alemanha seguem nas duas primeiras colocações do ranking, respectivamente.
Entre as dez melhores seleções, Itália e Rússia foram as que mais ganharam posições, três cada uma. A Azzurra assumiu o quinto posto, enquanto a equipe comandada pelo técnico Fabio Capello chegou ao nono lugar. Uruguai e Grécia, que antes estavam no top-10, perderam posições e estão, respectivamente, na 11ª e 12ª colocações.
Tendo apenas a Copa das Confederações, em 2013, como a próxima competição oficial para disputar, a Seleção Brasileira tem apenas mais um amistoso neste ano. No dia 14 de novembro, a equipe de Mano Menezes irá até Nova Jersey (EUA), para enfrentar a Colômbia. O rival do time verde-amarelo está na oitava colocação deste ranking da Fifa.
Veja as dez melhores seleções no atual ranking da Fifa:
1 – Espanha – 1564 pontos
2 – Alemanha – 1421 pontos
3 – Argentina – 1349 pontos
4 – Portugal – 1178 pontos
5 – Itália – 1169 pontos
6 – Inglaterra – 1167 pontos
7 – Holanda – 1128 pontos
8 – Colômbia – 1110 pontos
9 – Rússia – 1084 pontos
10 – Croácia – 1078 pontos
13 – Brasil – 994 pontos