A Seleção Brasileira empatou com o Japão por 2 a 2, nesta quarta-feira, em Colônia, e conseguiu classificação para as semifinais da Copa das Confederações. Como terminou a primeira fase no segundo lugar do Grupo B, a equipe do técnico Carlos Alberto Parreira enfrentará a Alemanha, no sábado, às 13h (de Brasília).
Embora Parreira tenha ameaçado uma mudança radical na equipe após a derrota contra o México, a Seleção entrou em campo com apenas quatro mudanças em relação aos dois primeiros jogos: o goleiro Marcos, o zagueiro Juan, o lateral-esquerdo Léo e o volante Gilberto Silva.
O treinador manteve a aposta no quarteto ofensivo, que apagou em parte a fraca atuação contra os mexicanos.
O Japão, que precisava da vitória para avançar às semifinais, começou no ataque e teve um gol mal anulado pelo árbitro Mourad Daami, da Tunísia. Aos 3min, Kaji, em condições legais, recebeu nas costas de Léo e chutou na saída de Marcos.
Recuperado do susto, o Brasil passou a dominar a partida. Aos 10min, Ronaldinho tocou para Robinho, que chutou cruzado e abriu o placar.
A vantagem do Brasil durou até os 27min. Nakamura arriscou de longa distância e surpreendeu o goleiro Marcos.
Em nova jogada da dupla Robinho e Ronaldinho, o Brasil marcou o segundo gol. O atacante santista cruzou da esquerda e o meia do Barcelona completou.
No segundo tempo, Parreira fortaleceu o meio de campo da Seleção com as entradas de Renato e Edu nas vagas de Kaká e Zé Roberto. Adriano também foi sacado e deu lugar a Júlio Baptista.
O Brasil manteve o domínio na etapa final e criou boas chances de gol com o lateral Cicinho.
No entanto, os minutos finais foram de sofrimento. Aos 43min, Nakamura cobrou falta na trave esquerda de Marcos, no rebote Oguro empatou a partida.
Aos 46min, Oguro ainda acertou a trave de Marcos