A Seleção Brasileira conquistou, há pouco, a sua primeira vitória após a Copa do Mundo de 2022. Atuando no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha, o Brasil goleou Guiné por 4 a 1. A equipe do técnico Ramon Menezes começou a construir o triunfo ainda na etapa inicial. Com menos de 30 minutos, Joelinton, convocado pela primeira vez, e Rodrygo colocaram os sul-americanos em vantagem. Do outro lado, Guirassy descontou logo na sequência.
Na volta do intervalo, a Seleção aumentou a sua vantagem logo com um minuto, com Militão. Já aos 42, foi a vez de Vinícius Jr. deixar a sua marca, em cobrança de pênalti, e dar números finais ao embate.
O amistoso desta tarde, aliás, entrou para a história. Pela primeira vez, o Brasil entrou atuou com uniforme preto. A ação foi em referência à luta contra o racismo. Na segunda etapa, a equipe voltou a usar a tradicional camisa amarela.
Além disso, toda adesivação do estádio e protocolo de jogo foi feita em preto e branco, foi reproduzido um vídeo no telão de combate ao racismo antes de os jogadores entrarem em campo, houve um minuto de silêncio e os jogadores sentaram no gramado antes do apito inicial.
A Seleção Brasileira volta a campo agora na terça-feira, quando encara Senegal, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em Portugal. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília).
O Brasil tentou começar o jogo partindo para cima dos rivais. A principal aposta era na velocidade e nos lançamentos. E foi exatamente assim que o time chegou pela primeira vez. Com cinco minutos, Vinícius Jr. fez boa jogada pela esquerda e tocou para Paquetá. O meia ligou rapidamente Ayrton Lucas, que foi travado pelo goleiro na área.
Do outro lado, Guiné respondeu logo na sequência. Guirassy recebeu com muita liberdade no meio de campo e soltou um foguete por cima.
A partir de então, o jogo ficou um pouco mais truncado. Até que, aos 26 minutos, a rede balançou. Em cobrança de falta pela direita, Richarlison desviou e Kone se esticou todo para espalmar. No rebote, porém, Joelinton apareceu livre para completar e marcar na sua estreia com a camisa da Seleção.
E não demorou para sair o segundo. Aos 29, Rodrygo foi esperto ao roubar a bola no campo de ataque e partiu sozinho para a área. Na saída do goleiro, o atacante chutou firme para ampliar.
Já aos 35, Guiné descontou. Sylla desceu até a linha de fundo e cruzou para Guirassy, que ganhou da defesa brasileira para escorar de cabeça e vencer Ederson. Nos minutos seguintes, os africanos até tentaram esboçar uma pressão em busca do empate ainda na primeira etapa, mas não foi suficiente.
Na volta do intervalo, agora com a camisa amarela, não demorou para a Seleção Brasileira marcar o terceiro. Com apenas um minuto, Paquetá cruzou com muito veneno pela direita, e Éder Militão desviou para o fundo da rede.
Aos 13, quase saiu mais um. Após pressão no campo de ataque, Vinícius Jr. encontrou Rodrygo com liberdade na intermediária. O atacante arriscou de longe e mandou por cima.
Já aos 31, Guiné assustou em rápido contra-ataque. Sylla bateu cruzado da entrada da área e obrigou Ederson a fazer ótima defesa. No rebote, o goleiro voltou a brilhar, desta vez em arremate de Kanté.
No lance seguinte, Richarlison teve uma chance de ouro para marcar o quarto. O atacante recebeu lindo passe de Vinícius Jr. e saiu cara a cara com o goleiro. O camisa 9, no entanto, se enrolou com a bola e acabou sendo desarmado. No rebote, Bruno Guimarães ainda tentou, porém também não foi feliz.
Com 38 minutos, Vinícius Jr. quase marcou um golaço no Estádio Cornellà-El Prat. O atacante fez linda jogada individual pela esquerda, passou no meio da marcação e soltou uma bomba cruzada. A bola passou raspando a trave e se perdeu pela linha de fundo.
Já aos 42, nada estragou a festa do camisa 10. Após Malcom ser derrubado na área e o árbitro marcar pênalti, Vini assumiu a reponsabilidade e anotou o quarto gol brasileiro. Assim, o jogo acabou com goleada em Barcelona.