Apesar de não ter confirmado a equipe que pretende utilizar, nesta terça-feira, às 15h15 (de Brasília), em Dortmund, no amistoso contra a Turquia, o técnico Dunga prometeu fazer muitas mudanças em relação ao time que empatou com a Inglaterra, em Wembley, na semana passada. Esta será a última chance para os atletas mostrarem serviço antes da convocação para a Copa América, competição da qual Ronaldinho Gaúcho e Kaká pediram dispensa.
Diante dos turcos, o Brasil defende um tabu de jamais ter perdido. Ao todo foram quatro jogos oficiais entre os dois times na história: três vitórias brasileiras e um empate.O adversário, no entanto, será bastante apoiado pela torcida na Alemanha, país onde a colônia turca é grande.
A idéia de Dunga é não forçar demais os jogadores, que, em sua grande maioria, estão em final de temporada. Apesar de nenhum coletivo ter sido realizado, a expectativa é que seja utilizada a base do Santos de 2002 durante boa parte do jogo desta terça-feira.
“Ainda não sei como escalarei a equipe. Vou conversar com todos e vamos ver como eles se sentem. Tivemos um jogo desgastante com a Inglaterra na sexta e os treinos foram fortes”, disse Dunga, que comandou apenas um rachão na segunda-feira.
O atacante Robinho aprovou a possibilidade de atuar ao lado dos ex-santistas Alex, Elano e Diego. “Todos que estão aqui na Alemanha estão preparados para jogar, mas nós temos um entrosamento de dois ou três anos atuando juntos no Santos. Se esta escalação for confirmada, esperamos apresentar o mesmo futebol daquela época”, disse o habilidoso jogador, que atualmente defende o Real Madrid.
A única certeza é a escalação de Marcelo, também do Real Madrid, na lateral esquerda. Gilberto passou os últimos dias tratando de tendinite e deve continuar sendo poupado. Diego, do Werder Bremen, e Afonso, do Heerenveen, devem ter chance de atuar desde o começo do jogo.
A Turquia, segunda colocada no grupo C das Eliminatórias para a Eurocopa de 2008, vem de uma derrota de 3 a 2 para a Bósnia, fora de casa. O técnico Fatih Terim convocou um grupo muito jovem, com vários nomes da seleção sub-21 do país. Para ele, um confronto com o Brasil será muito importante para dar experiência a seu novo plantel.
Um dos jogadores convocados é o brasileiro Marco Aurélio, naturalizado turco em 2006. Esta será a primeira vez que ele irá enfrentar o time canarinho, dirigido pelo técnico Dunga.
O jogador está há sete anos na Turquia e foi revelado pelo Olaria, do Rio de Janeiro. “Já atuei nove vezes pela Turquia e esta, com certeza, será a mais difícil”, disse o meio-campista, que defende o Fenerbahce.
Em jogo do time dirigido pelo também brasileiro Zico, Marco Aurélio recentemente se envolveu em uma briga com Ricardinho (ex-Corinthians e Santos). Após a naturalização, Marco agora é chamado de Mehmet Aurélio pela torcida.