Depois de golear a Bolívia por 5 x 0 na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira enfrenta o Peru, em Lima, na terça-feira, às 21h (de Brasília). A goleada faz parte da ‘construção’ da seleção brasileira para conquistar uma vaga e disputar a Copa do Mundo do Catar em 2022, na visão do técnico Tite.
O treinador fez uma analogia com a fábula ‘Os Três Porquinhos’ para explicar o momento do time nacional. Foi o primeiro jogo oficial em 2020 e a estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas. “É uma construção, uma caminhada, um passo importante. Brincando um pouquinho: quando contávamos histórias para os nossos filhos, Os Três Porquinhos tinha três casinhas. Tem que ser de tijolo e forte, não pode ser de palha e de madeira”, disse Tite. Na fábula, o lobo consegue derrubar as casas mais frágeis com o sopro e não tem sucesso com a casa mais forte.
Tite pôde contar com Neymar, que era dúvida até momentos antes da partidas em razão de dores na região lombar. O principal jogador brasileiro não marcou, mas deu duas assistências na goleada sobre a Bolívia. “Isso é espírito de equipe, solidariedade, futebol de conjunto. Todos têm a responsabilidade de tomar a bola e de criar. s vezes o goleiro tem qualidade, às vezes ele dá a assistência e proporciona o gol dos companheiros. Futebol é coletivo, o importante é que ele fez um grande jogo. Gostaria que ele fizesse gol? Gostaria. Mas a assistência contribui bastante”, afirmou Tite.
Tite minimizou a derrota no último encontro com o próximo adversário. No mês de setembro de 2019, em amistoso disputado nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira acabou derrotada por 1 a 0 pelo Peru. Em julho do ano passado, contra o mesmo adversário, o time comandado por Tite venceu a final da Copa América por 3 a 1, no Maracanã. “Os resultados, bons ou ruins, se perdem no passado. O presente é mais importante. Não adianta contar que venceu a final da Copa América ou que perdeu o último jogo. Os dois foram verdade, mas os dois são passado”, discursou o comandante.