A Seleção Brasileira feminina de handebol cumpriu o favoritismo na última rodada do grupo A do torneio olímpico. Na manhã deste domingo, a equipe nacional teve altos e baixos contra Angola, mas venceu por 29 a 26 no encerramento da primeira fase do torneio.
Com o resultado, o Brasil fecha a etapa inicial com quatro vitórias e uma derrota (oito pontos). Agora, espera os jogos de Rússia e Croácia, respectivamente, contra Montenegro e Grã-Bretanha para conhecer a posição real na chave.
O Brasil iniciou a partida de forma dispersa. Em dois minutos de partida, a Seleção fracassou em suas investidas no ataque e sofreu dois gols. No entanto, rapidamente o campeão pan-americano reagiu e tomou o controle em quadra. Com uma defesa forte, as brasileiras fecharam o primeiro tempo com o marcador favorável de 14 a 9.
No começo da etapa final, Angola ameaçou reagir. O gol de Guialo reduziu a desvantagem para apenas dois gols. A partir daí, as brasileiras aumentaram o ritmo e chegaram a abrir sete gols de vantagem.
Só que, nos minutos finais, as brasileiras cochilaram. Depois da punição por dois minutos para Daniela Piedade, Angola cortou a diferença para dois gols. Experiente, a Seleção soube lidar com a pressão e, instruída pelo técnico Morten Soubak, assegurou o triunfo por 29 a 26.
Outro resultado – Pelo grupo B, a Coreia do Sul também encerrou a primeira fase com resultado positivo. As asiáticas derrotaram a lanterna Suécia por 32 e 28 e finalizaram a campanha na chave com três vitórias, um empate e uma derrota, classificadas às quartas de final.