Se o Flamengo goleu com facilidade o América no Engenhão, o Botafogo e Vasco protagonizaram uma partida disputadíssima no Maracanã no início desta noite de sábado de Carnaval. Em uma partida eletrizante, o Glorioso comemorou não só a vitória por 3 a 2 sobre os cruzmaltinos no final de jogo, mas também se aproximou bastante da vaga às semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.
O Bota abriu vantagem com gols de Zé Carlos e Túlio logo no primeiro tempo, mas viu o Gigante da Colina reagir e ir buscar o empate com gols de Jorge Luiz e Bruno Meneghel. Mas, de pênalti, Lúcio Flávio fez os botafoguenses se consolidarem na primeira posição do grupo B e chegarem aos 15 pontos, seis a mais que o Vasco, vice-líder da chave.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). O Botafogo tentará sacramentar a vaga contra a Cabofriense em seu retorno ao Engenhão, enquanto oVasco volta a São Januário para encarar o Friburguense, na sexta e penúltima rodada da Taça Guanabara.
O jogo: O primeiro tempo apresentou um Vasco com mais vontade e com mais poderio ofensivo, mas com um Botafogo mais eficiente. A primeira oportunidade foi vascaína, aos 12 minutos, quando Leandro Bonfim encontrou Morais, que errou o chute. Um minuto depois a equipe de General Severiano respondeu, com o atacante Wellington Paulista arrematando para fora.
As duas equipes ainda se estudavam em campo quando o Botafogo abriu o placar aos 17 minutos, em jogoda ensaiada em cobrança de falta. Lúcio Flávio rolou e Zé Carlos acertou uma bomba da intermediária, fazendo 1 a 0. A partir daí o Vasco tomou as ações e quase empatou dois minutos depois, quando Morais aproveitou toque de Wagner Diniz e chutou à esquerda de Castillo. Aos 22 minutos Alex Teixeira fez grande jogada individual e chutou rasteiro, mas para fora. Aos 26 minutos foi a vez de Castillo salvar um chute de Alan Kardec.
Os cruzmaltinos eram melhores em campo quando o Botafogo ampliou aos 35 minutos, com Túlio, livre de marcação, cabeceando para o fundo das redes após cobrança de escanteio de Lúcio Flávio. Nos minutos finais o Vasco ainda perdeu duas boas chances, primeiro com Beto, arriscando de fora da área e tirando tinta da trave direita de Castillo aos 40 minutos e, aos 41, com Leandro Bonfim escorando para fora o cruzamento de Alan Kardec.
Reação: O Botafogo voltou para o segundo tempo sem Jorge Henrique, que sofreu lesão muscular, mas a baixa do jogador não foi o principal baque da equipe nos instantes iniciais do segundo tempo. Logo no minuto inicial o Vasco descontou com Morais cobrando falta e Jorge Luiz desviando para vencer Castillo. Seis minutos depois a coisa ficaria pior para os botafoguenses, que perderiam Zé Carlos, expulso após entrada violenta em Wagner Diniz.
O contraste de motivações entre os dois times ficou ainda mais evidente aos 19 minutos, quando o Vasco chegou ao segundo gol com Abuda, aproveitando nova falha de Castillo. O tento, porém, foi anulado pelo árbitro Péricles Bassols, que sinalizou imepdimento do jogador De tanto insistir o Vasco chegou ao seu gol aos 32 minutos, num lance irregular. Wagner Diniz cruzou e Bruno Meneghel ajeitou com a mão para chutar e vencer o goleiro do Botafogo.
Quando tudo indicava que o Vasco conseguiria a virada, foi o Botafogo quem conseguiu reverter o mau momento e chegar ao terceiro gol, aos 42 minutos. Fábio penetrou na área e foi derrubado por Luizão, expulso pelo árbitro. Na cobrança Lúcio Flávio não vacilou e converteu, definindo o placar no Maracanã.