O Botafogo conseguiu finalmente se reabilitar dos últimos insucessos ao derrotar o Juventude por 2 a 1 em partida disputada nesta quarta-feira, no Maracanã, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. Juninho, pênalti e Reinaldo anotaram para a equipe carioca enquanto Cristiano fez o gol da equipe gaúcha.
A vitória fez o Botafogo melhorar de posição e agora soma 33 pontos se afastando um pouco da zona de rebaixamento. O Juventude se manteve com 35 pontos ganhos. O resultado foi justo porque premiou a equipe com maior disposição ofensiva já que a equipe gaúcha entrou em campo peocupada apenas em se defender.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Vasco no Maracanã enquanto o Juventude vai ao Arruda encarar o Santa Cruz.
O jogo – O primeiro tempo começou debaixo de chuva forte no Maracanã e com o Botafogo pressionando em busca do primeiro gol. Logo aos dois minutos, Thiago fez boa jogada individual e chutou forte para grande defesa do goleiro André. Aos quatro foi a vez de Zé Roberto apanhar um rebote de um escanteio e bater por cima do travessão.
Depois de suportar a pressão inicial, o Juventude eqüilibrou a partida com uma forte marcação que é a característica principal da sua equipe. O time gaúcho só tinha dificuldades de armar jogadas de ataque por causa do isolamento de Christian.
Botafogo continuou jogando com muito empenho e aos 17 minutos quase marcou quando Ruy deu excelente passe para Lima que demorou a chutar e permitiu a saída de André que abafou a jogada. O gramado castigado por c ausa da chuva passou a prejudicar o desempenho dos dois times que passaram a abusar das faltas, obrigando o árbitro sergipano a aplicar o cartão amarelo para acalmar os jogadores.
Só aos 37 minutos é o Juventude criou sua primeira jogada de perigo para o gol de Lopes. Márcio Azevedo cobrou falta na área. A defesa do Botafogo errou ao tentar fazer a linha de impedimento e a bola passa perto da trave da equipe carioca. Aos 41 minutos, Lopes saiu do gol com decisão para evitar a conclusão de Wellington.
O Botafogo iniciou o segundo tempo novamente com um comportamento agressivo e logo aos três minutos, Reinaldo lançou Bill que entrou na área e foi derrubado por Renan. Pênalti que o zagueiro Juninho cobrou dois minutos depois com um chute muito forte para marcar o primeiro gol dos donos da casa.
Em desvantagem, o Juventude decidiu adotar um comportamento mais ofensivo e logo aos oito minutos, Christian deixou a bola para Ivo concluir, mas o zagueiro Juninho chegou firme para bloquear a jogada. O Juventude trocou jogadores para tornar a equipe mais ofensiva e acabou conseguindo seu objetivo. Aos 25 minutos, Cristiano arriscou da entrada da área e acertou o canto esquerdo de Lopes empatando a partida. O Botafogo não se perturbou e logo aos 29 minutos marcou o segundo gol através de Reinaldo que recebeu de Zé Roberto e chutou com força para desempatar.
O Juventude até que tentou buscar o gol do empate mas faltou competência e talento enquanto o Botafogo teve serenidade para segurar o resultado e ainda criar algumas jogadas para tentar o terceiro gol, o que acabou não acontecendo.