Na estréia do técnico Ney Franco diante da torcida alvinegra, o Botafogo goleou o Ipatinga por 4 a 0, em partida disputada na noite nesta quarta-feira, no Engenhão, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro, que mostrou um bom futebol, não teve a menor dificuldade para superar seu fraco adversário, que em nenhum momento ameaçou a vitória do clube carioca.
Com o resultado, o Botafogo subiu para o décimo lugar com 15 pontos ganhos enquanto o Ipatinga segue na lanterna da competição com apenas sete pontos ganhos. O atacante Gil fez sua estréia com a camisa alvinegra e se comportou de forma discreta nos minutos em que esteve em campo. Na próxima rodada, o Botafogo vai ao Morumbi encarar o São Paulo enquanto o Ipatinga vai receber a Portuguesa, no Ipatingão.
O Botafogo começou pressionando e logo marcou o primeiro gol aos cinco minutos. Após receber a bola em cobrança de falta, Triguinho rolou para Zé Carlos que acertou um belo chute de fora da área e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Rodrigo Posso. A vantagem entusiasmou a equipe alvinegra que não concedia espaços para o Ipatinga se encontrar dentro da partida. Aos 10 minutos, Zé Carlos cruzou da esquerda e Túlio pegou de voleio mas mandou a bola por cima do gol.
A defesa alvinegra quase não era exigida, o que permitia que o lateral Thiaguinho tivesse condições de apoiar constantemente o ataque. Aos 18 minutos, Wellington Paulista comprovou que a sua má fase passou realmente. Ele se aproveitou de erros sucessivos da defesa mineira para invadir a área a acertar uma bomba sem qualquer defesa para o goleiro do Ipatinga.
Com dois gols de vantagem, o Botafogo reduziu um pouco o seu ritmo mas continuou bem melhor dentro da partida, já que o Ipatinga encontrava sérias dificuldades pra se organizar. O time dirigido por Ney Franco continuava ditando as ordens dentro da partida e teve chances de ampliar aos 40 minutos com Lúcio Flávio, mas Rodrigo Posso defendeu com alguma dificuldade.
Aos 43 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol através de Jorge Henrique que aproveitou muito bem uma sucessão de falhas da defesa mineira para tocar sem chances para Rodrigo Posso.
O Ipatinga voltou modificado para o segundo tempo, mas nem bem tinha se arrumado em campo e já sofreu o quarto gol. Aos sete minutos, o lateral Thiaguinho fez um excelente passe para Jorge Henrique que apenas desviou de Rodrigo Posso para colocar a bola nas redes mineiras.
Aos 15 minutos, o técnico Ney Franco decidiu promover a estréia do atacante Gil, revelado pelo Corinthians. O jogador entrou no lugar de Lúcio Flávio, poupado por estar pendurado com dois cartões amarelos. Pelo mesmo motivo, o treinador também sacou André Luís e Wellington Paulista, descaracterizando a equipe que passou a jogar de forma mais burocrática e permitindo que o Ipatinga tentasse uma tímida reação.
Mas mesmo sem jogar com o mesmo ímpeto, o Botafogo seguiu criando as melhores oportunidades para marcar como aconteceu aos 32 minutos quando Túlio chutou de fora da área, Rodrigo Posso defendeu parcialmente e teve reflexo para evitar a conclusão de Jorge Henrique.
Nos últimos minutos, o time carioca apenas administrou a vantagem enquanto o Ipatinga que perdeu Jean contundido e ficou com dez homens, continuou lutando mas não teve força e competência para marcar, pelo menos, o seu gol de honra.