Em clássico disputado nesta segunda-feira, o Botafogo venceu por 2 a 1 o Fluminense, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os alvinegros chegaram a oito pontos e vão terminar a rodada na sexta posição. Os tricolores permanecem com sete, em nono.
No primeiro tempo, o Fluminense foi melhor, mas viu o Botafogo abrir o placar com Rodrigo Lindoso. No entanto, os tricolores chegaram ao empate com Pedro, antes do intervalo. Na etapa final, a equipe das Laranjeiras foi melhor até sofrer o segundo gol alvinegro, de Kieza, que decretou o triunfo botafoguense.
Na próxima rodada, o Botafogo vai até Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, no domingo. No mesmo dia, o Fluminense recebe o Atlético-PR, no Maracanã.
O clássico com muita correria por parte das duas equipes, mas sem muita criatividade. O Fluminense tinha mais posse de bola e teve a primeira chance de gol, aos 12 minutos. Sornoza recebeu passe na entrada da área e chutou pela linha de fundo. O equatoriano teve nova chance de abrir o placar três minutos, mas desta vez em boa defesa de Jefferson.
A partir dai, o Fluminense passou a dominar o clássico. Tanto que aos 19 minutos, Marcos Júnior foi lançado na área e chutou para mais uma boa defesa de Jefferson. Depois, foi a vez de Jadson aproveitar bate e rebate, mas finalizar pela linha de fundo.
Só que aos 25 minutos, o Botafogo, em sua primeira boa chegada ao ataque, abriu o placar no Nilton Santos. Marcinho cruzou para Rodrigo Lindoso cabecear cruzado, sem chance para Julio Cesar.
O Fluminense não se intimidou com o revés e quase empatou aos 28 minutos. Pedro finalizou para o gol e viu Jefferson quase falhar ao tentar a defesa. Para sorte do goleiro, a bola foi para fora. Só que aos 32, os tricolores chegaram ao empate. Após cruzamento de Marcos Júnior, Pedro mandou para a rede de peito.
Ap[os a igualdade, o Fluminense voltou a dominar o confronto. Nos minutos finais, os tricolores pressionaram em busca da virada e quase conseguiram aos 46 minutos. Primeiro, Sornoza chutou para defesa de Jefferson, que deu rebote. A bola ficou com Marcos Júnior, que finalizou para mais uma defesa do goleiro alvinegro, responsável pela permanência do empate no intervalo.
No segundo tempo, o Fluminense manteve o domínio e quase marcou logo aos quatro minutos. Jadson cruzou para Pedro, que finalizou para fora. Aos dez, Sornoza arriscou de fora da área e obrigou Jefferson a boa defesa.
O Botafogo só conseguiu chegar com perigo aos 12 minutos. Luiz Fernando roubou a bola de Marlon e cruzou para Brenner. O atacante tentou a finalização de letra, mas sem sucesso para a sorte dos tricolores. Só que aos 18, os alvinegros marcaram o segundo. Após cobrança de escanteio, Kieza subiu no meio da zaga e cabeceou para a rede.
Assim como na etapa inicial, o Fluminense não sentiu o revés e seguiu em busca do gol. Tanto que aos 20 minutos, Sornoza chutou de fora da área e parou em defesa segura do Jefferson. Só que os tricolores passaram a dar mais espaço para o Botafogo, que respondeu com Marcinho. O lateral finalizou de longe, mas Julio Cesar defendeu com facilidade.
O Botafogo voltou a assustar aos 27 minutos. Brenner recebeu passe na área e chutou para o gol.A bola desviou, mas Julio Cesar ainda conseguiu espalmar para escanteio para salvar os tricolores.
Após um período de equilíbrio, o Fluminense passou a pressionar novamente. Aos 37 minutos, Marcos Júnior foi lançado na área, mas finalizou sobre o travessão. Nos minutos finais, os tricolores tentaram o empate de todas as formas. Na melhor chance, aos 42, Sornoza chutou cruzado, mas viu Jefferson fazer grande defesa para garantir a vitória do Botafogo.