Sem apresentar o futebol envolvente que tem costumado mostrar o Botafogo jogou o necessário para derrotar o Cardoso Moreira por 1 a 0 na noite desta quinta-feira no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Com o resultado o Glorioso manteve os 100% de aproveitamento, chegou aos 18 pontos e garantiu por antecipação a sua vaga nas semifinais. Wellington Paulista marcou o único gol do confronto. Pior para os visitantes, que permaneceram com oito pontos na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos, e continuam ameaçados de rebaixamento.
Logo no primeiro minuto de jogo um lance inusitado. O zagueiro Pandora foi expulso por dar uma entrada violenta em Fábio. O árbitro Bruno Cortez não teve dúvidas em mostrar, merecidamente, o cartão vermelho ao atleta. Com um homem a mais o Botafogo assumiu o controle das ações e passou a ter uma seqüência de ataques perigosos. Aos sete minutos Diguinho arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e o goleiro Zé Romário fez grande defesa. Dois minutos depois, após cobrança ensaiada de falta, Fábio chutou e acertou o travessão visitante.
Aos 13 minutos, Alessandro cruzou, Lucio Flavio desviou e Triguinho cabeceou para outra defesa de Zé Romário. No minuto seguinte o goleiro defendeu chute de Fábio. Aos 20 foi a vez de Lucio Flavio cruzar e André Luiz desviar no travessão.
De tanto insistir o Glorioso abriu o marcador aos 23 minutos. Lucio Flavio cobrou escanteio, Jorge Henrique desviou de cabeça e Wellington Paulista, em impedimento, marcou seu 12ª gol no Estadual, abrindo três de vantagem para Washington, do Fluminense, o segundo colocado.
Mesmo com a abertura do placar o Botafogo seguiu atacando, porém os espaços continuavam curtos pois, com a desvantagem numérica, o Cardoso Moreira se fechava completamente na defesa. Apesar disso as oportunidades continuavam surgindo. Aos 35 minutos, Triguinho cruzou e Fábio escorou para fora. Sete minutos depois Jorge Henrique recebeu na área de Fábio e chutou para boa defesa do goleiro.
Assim que começou o segundo tempo o Botafogo quase ampliou. No primeiro minuto, Alessandro cruzou, Jorge Henrique desviou e Lucio Flavio escorou para fora. Com a fragilidade do adversário o Glorioso passou a se desinteressar e o jogo ficou sonolento. Tanto que outra oportunidade somente aos 12 minutos, quando Lucio Flavio cobrou escanteio e Túlio Souza cabeceou para fora. Nove minutos depois Lucio Flavio bateu falta e o goleiro defendeu.
O Cardoso Moreira se aproveitou do desinteresse do Botafogo e quase empatou aos 36 minutos, quando Neném cobrou escanteio e quase marcou um gol olímpico. A bola bateu na rede pelo lado de fora. Depois disso o Alvinegro administrou a vantagem até o fim.
Os dois times voltam a jogar domingo. O Botafogo faz o clássico Vovô com o Fluminense, no Maracanã, às 18h10min(de Brasília). Mais cedo, às 15h(de Brasília), o Cardoso Moreira recebe a Cabofriense.